Murilo incentiva as atividades físicas com mais uma academia ao ar livre


- Programa já atrai a atenção da comunidade preocupada com a saúde buscando melhorias na qualidade de vida -

A Prefeitura de Dourados instalou a mais recente academia ao ar livre de Dourados. A localização agora é a Praça Paraguaia, no Jardim Itália e os equipamentos já estão sendo utilizados.  O local já vem reunindo pessoas para prática de exercícios físicos e projetos voluntários que levam saúde e qualidade de vida à população, como é a proposta do prefeito Murilo ao conduzir estas ações.
"Aqueles que querem usar os equipamentos para práticas de exercícios, já podem se dirigir à praça e a comunidade está aproveitando. Vemos várias pessoas usando os equipamentos e desenvolvendo projetos no local", ressaltou o diretor presidente da Funed (Fundação de Esporte de Dourados), Antônio Coca.
Já existem outras academias como essa no Ceper do 1º e do 2º Plano, e no Douradão, que também tem uso frequente. Em breve começam as obras para instalação de uma das estruturas no bairro Izidro Pedroso, um dos mais populosos da cidade.
A oportunidade que a estrutura proporciona é de exercício ao ar livre e gratuito. Os aparelhos podem ser utilizados para trabalhar os mais diversos grupos musculares. "É preciso lembrar que não devem ser utilizados por crianças, pois não é indicado. Adultos e idosos podem aproveitar os benefícios", relata Coca, lembrando que diversos parques e praças da cidade têm outras opções de lazer e esporte voltadas ao público infantil, como as quadras poliesportivas, por exemplo.
"É preciso lembrar também que o espaço não é para brincar. As academias têm equipamentos para uso e benefício de todos, por isso contamos com o importante apoio da comunidade para que não danifiquem as estruturas e ajudem a cuidar, aumentando assim a vida útil dos equipamentos e o bom uso para aqueles que querem praticar atividades físicas", destacou Coca.
A prática de exercícios aliada a uma alimentação adequada é comprovadamente uma forma eficaz de se manter saudável. Além de estrutura das academias de saúde, a prefeitura ainda mantém conservadas pistas de caminhadas em praças e parques, e quadras de esportes para uso da população.
Ainda são desenvolvidos projetos que usam estes espaços, um exemplo é o "Caminhar Dourados" que tem diversos polos espalhados pelo município. Neste, pessoas se reúnem regularmente para fazem exercícios em parques e praças acompanhados por um educador físico. O trabalho é gratuito. Para se informar sobre eles, basta entrar em contato com a Funed.
Incentivar que a população a se mantenha saudável através de ações que estimulem a prática de exercícios físicos é um dos intensos trabalhos da administração do prefeito Murilo. Na área da saúde, o administrador tem como foco a prevenção de doenças, sendo a atividade física uma das estratégias para isso. Evitando ficar doente, a pessoa tem mais qualidade de vida e ajuda a desafogar os serviços de saúde.
A convivência também é estimulada nestes projetos, já que em espaços como as Academias ao ar Livre e o projeto "Caminhar Dourados", pessoas com o mesmo propósito se encontram e acabam nutrindo amizades. Além disso, a estrutura proporcionada pelos parques e praças tem levado as famílias para estes locais, algo que é incentivado principalmente no verão.

Foto: A. Frota
Legenda: No Parque dos Ipês academia foi parceria com uma empresa local

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados