Prefeitura e Exército realizam parceria em projeto para 2015

A prefeitura de Dourados e a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada fez recentemente uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação para desenvolvimento em 2015, do projeto Hasteamento da Bandeira Nacional. O objetivo também é incentivar a aprendizagem do hino nacional.
O assunto foi discutido na manhã de quinta-feira, dia 20, durante uma reunião entre a secretária de Educação, Marinisa Kiyomi Mizoguchi e o comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, General Rui Yutaka Matsuda.

A secretária de Educação lembra que o novo projeto é resultado do trabalho pedagógico idealizado pelo prefeito Murilo e que vem sendo realizado com as crianças, ainda na educação infantil, nas atividades do "Patrimônio Cultural", e nas escolas de ensino fundamental com o Mais Educação. "Nossas crianças desde pequenas estão aprendendo a exercer a cidadania, começando pelo conhecimento dos símbolos nacionais, entre eles os hinos oficiais brasileiros", disse Marinisa Mizoguchi.
Para o general, Rui Yutaka Matsuda, é impressionante como as crianças já cantam fervorosamente o Hino Nacional e o projeto vai reforçar ainda mais essa devoção. "É gratificante ver como elas, desde bem pequenas, cantam sem errar as letras dos hinos", destaca.
Ainda, em se tratando do desenvolvimento da cidadania, outro projeto, que já está sendo executado, resultante de uma proposta da secretária Marinisa e do vereador Aguilera, é a tradução do Hino Nacional para a língua guarani. "Neste ano, se não fosse a chuva, teríamos pela primeira vez em toda a história de Dourados uma fanfarra indígena desfilando no 7 de setembro. Mas já se prevê para 2015, além da fanfarra, teremos também a execução do hino em guarani", adianta a secretária.
Mariniza Mizoguchi aproveitou a reunião e agradeceu as ações da 4ª Brigada durante as festividades da Semana da Pátria deste ano.
A secretaria fez uma avaliação positiva das atividades. Durante toda a Semana da Independência, várias atividades foram realizadas, sendo que muitas estiveram totalmente sob comando da 4ª Bda C Mec, entre elas, o  acendimento e extinção da Chama da Pátria, Hora Cívica em diversas escolas e espaços (praças e parques) da cidade.
Nas escolas, o destaque ficou pela participação da banda do Exército que tocou, além dos hinos pátrios, várias músicas populares, interagindo com os alunos e fazendo-os reconhecer as diversas melodias. Enquanto o Exército tocava, os estudantes cantavam as músicas.
A interação também aconteceu quando os músicos apresentaram ás crianças cada um dos instrumentos e explicaram nome, função e som específicos.
79 anos de Dourados - O dia 7 de setembro deste ano foi marcado por chuva que provocou o cancelamento do desfile cívico, que foi remarcado para o dia 8 de dezembro, em comemoração aos 79 anos do Município. "Será uma nova oportunidade dos douradenses apreciarem a participação do Exército, que brilhantemente tem se apresentado nas comemorações cívicas ao longo dos anos", avaliou Marinisa Mizoguchi.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados