Prefeitura faz manutenção das academias ao ar livre

Recentemente instaladas em vários pontos da cidade, as academias ao ar livre, especialmente oferecidas para atender a comunidade para as práticas esportivas, já estão passando por manutenção. Na maioria dos casos, são aparelhos que aparecem danificados, quebrados ou têm peças que compõem os aparelhos, furtados, segundo informou o diretor-presidente da Funed (Fundação de Esporte de Dourados), Antônio Coca.
Ele explicou que a academia instalada no Ceper do BNH 1º Plano já teve que passar por manutenção por conta de aparelhos danificados. Nesta sexta-feira, o levantamento de danos estava sendo feito na academia do BNH 2º Plano, onde alguns aparelhos também foram quebrados. Já na Praça Paraguaia, no Jardim Itália, onde academia foi instalada recentemente, peças de parte de dois aparelhos foram furtados e agora os técnicos da Funed  terão que fazer a recomposição.

"As academias ao ar livre são um patrimônio público que estão ai a disposição da comunidade. O que está faltando é conscientização de muitas pessoas no sentido de preservar esse bem", comentou Antônio Coca. Ele lembra que nenhuma academia que existe em outras cidades do Brasil, mantém sistema de segurança especial para vigia-las 24 horas por dia, por isso, é necessário o apoio da população para ajudar a preservar o patrimônio.
Ele observa que muitos pais deixam crianças pequenas brincarem nos aparelhos, o que deve ser evitado, já que os aparelhos estão a disposição da população para práticas esportivas. "Os aparelhos devem ser manipulados por pessoas, acima de 14 anos, para as práticas esportivas, não é para crianças brincarem", orienta.
Em Dourados foram instaladas cinco academias ar livre, em diferentes pontos da cidade, como nos Ceper dos BNH 1º e 2º Plano, no Douradão, Praça Paraguaia e no Parque dos Ipês.
"Felizmente as academias estão tendo uma boa aceitação, vêm chamando atenção dos moradores que lotam os locais para fazer suas atividades físicas, principalmente no final da tarde, mas está faltando mais conscientização para ajudar a preservar os aparelhos", cometa Antônio Coca. As academias são compostas por 12 equipamentos, que podem ser usados para os mais variados exercícios.
As academias foram instaladas na cidade com recursos do Estado, através de uma emenda do deputado Laerte Tetila e estão sob a responsabilidade da Funed.
De acordo com Antônio Coca, a instalação das academias faz parte do projeto do prefeito Murilo de incentivar a prevenção de doenças e promoção da saúde com práticas esportivas. "Está provado que a prática de exercícios físicos é o melhor caminho para promoção de saúde da população", destaca.

Foto: A. Frota
Legenda: Mau uso dos equipamentos faz com que a prefeitura mantenha uma equipe para revisão constante

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados