Prefeitura inicia agendamento de Papanicolau em plantão noturno

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Dourados iniciou o agendamento para realização do exame preventivo contra o câncer de colo do útero (Papanicolau) no período de plantão noturno das Unidades Básicas de Saúde Seleta e Parque das Nações II. A medida visa atender aquelas mulheres cuja rotina dificulta ir até a unidade durante o dia para realização do procedimento.

No Parque das Nações II, as mulheres interessadas devem procurar a unidade para agendamento já no plantão do período noturno, das 18h às 22h. A equipe então marca um horário em dia posterior para a realização do procedimento durante a noite.
Já na Seleta é possível procurara unidade a qualquer hora do dia para fazer o agendamento do exame que será realizado no período noturno, das 17h ás 22h. A equipe marca a realização do procedimento tanto para o mesmo dia à noite ou para dia posterior, dependendo da disponibilidade de vaga, já que são realizados até cinco exames por dia.
O serviço nas duas unidades básicas de saúde é aberto a mulheres de qualquer bairro de Dourados. Após a realização do procedimento, caso haja necessidade, os postos encaminham para consulta. Todos os encaminhamentos são orientados pelas equipes das unidades.
A preocupação da Prefeitura de Dourados ao abrir este serviço é que as mulheres tenham toda a condição de realizar o exame que é de extrema importância para a prevenção do câncer de colo do útero. Toda mulher deve realizar o papanicolau pelo menos uma vez ao ano, entre os 25 e 64 anos de idade.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados