Com 136 obras em andamento, Murilo reúne empreiteiros e pede agilidade

Prefeitura executa 136 obras de infraestrutura em várias áreas, com foco principal no aumento da cobertura asfáltica de Dourados

  
Desde a semana passada o prefeito Murilo tem se reunido com diretores de construtoras que executam as 136 obras civis de infraestrutura planejadas no seu governo e que estão mudando a realidade de Dourados.
Nessas reuniões, o prefeito, acompanhado de Luis Roberto Martins Araújo, secretário de Planejamento, revisa a planilha de obras e discute medidas com os empresários para acelerar as obras, disponibilizando-as o mais rápido possível para a população.
Nesta terça-feira Murilo conversou com Jorge Gabriel, da Gabriel e Filhos, que executa as obras da avenida Guaicurus, e com Edson Freiras, da construtora Vale Velho, que toca algumas frentes de asfalto.

Na semana passada, Murilo fez gestões na Sanesul para que execute com urgência as obras de ligações de água e esgoto nas regiões beneficiadas com o asfalto. Com a mudança no comando do governo estadual e da empresa ocorreu alguns atrasos nas obras.
"Nós temos que ter responsabilidade com os recursos públicos e não podemos colocar a camada asfáltica em ruas sem ligações de água e esgoto e depois cortar o pavimento pronto para fazer esse serviço", explica Murilo. "Por isso buscamos o entendimento com a Sanesul para que a empresa agilize a sua parte dos serviços e desta forma podermos entregar logo o asfalto à população", acrescenta.
De acordo com o prefeito, são R$ 300 milhões contratados com Caixa Econômica Federal em obras públicas de infraestrutura e habitação, que deverão ser entregues até o final do seu mandato, em 2016. É o maior volume de recursos liberados pela Caixa no Brasil para uma cidade do mesmo porte de Dourados. São obras que mudam a realidade de Dourados e a coloca num novo patamar.
Só de recursos obtidos pela Prefeitura na Caixa são R$ 52 milhões para asfalto. Somadas a obras de emendas parlamentares, a cobertura asfáltica da cidade passará de 40% para mais de 80%. Ou seja, em seis anos, o prefeito Murilo terá feito mais asfalto eu todos os outros prefeitos juntos.
Na habitação até agora entre entregues, em construção em projeto já são quase 6 mil moradias. Outro recorde absoluto do prefeito, que entra para a história também como o maior construtor de casas populares de Dourados.  
Na educação, Dourados é a única cidade do Estado com nove Ceims (centros de educação infantil) em construção. Um trabalho feito com a Sanesul está elevando a cobertura de esgoto na cidade para 90%. A perfuração de novos poços e ampliação de rede levou água tratada a 100% da população urbana.
Ao longo desses primeiros 4 anos, Murilo já resolveu problemas históricos, como a situação da Vila Cachoeirinha, que não tinha cobertura asfáltica e enfrentava alagamentos. Destravou e colocou em prática muitas obras que estavam paralisadas, sem contar a grande quantidade de recursos que estavam se perdendo por falta de projetos e que foram recuperados.
Murilo conta que ao assumir a Prefeitura se dedicou a colocar a cidade novamente nos rumos e ao planejamento, pensando no que seria melhor para o futuro da cidade. Agora, esse trabalho começa a ficar visível. "Vamos entregar nos próximos dois anos tudo aquilo que planejamos, o que combinamos com a população", afirma.
Na saúde, o trabalho de planejamento feito lá no início começa a surtir resultado. A construção e implantação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) modernizou o sistema e o atendimento, descongestionou o Hospital da Vida, está melhorando dia a dia. Murilo também mantém dois postos de saúde (Seleta e Parque das Nações) funcionando até às 23h em locais estratégicos da cidade, o que resulta em melhor qualidade de vida para o trabalhador.


Legenda: Prefeito Murilo e secretário Luis Roberto reunidos com empresários de Dourados para discutir o cronograma e acelerar as obras em andamento

Foto: Assecom

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados