Geraldo Resende integra comitiva de ministro da Pesca a Dourados



         O ministro da Pesca e Aquicultura (MPA) Helder Barbalho, o deputado federal Geraldo Resende e o senador Waldemir Moka (ambos do PMDB) cumprem agenda na tarde desta quinta-feira (21) em Dourados. A visita é resultado de articulação dos dois parlamentares sul-mato-grossenses, atendendo solicitações do presidente Cooperativa de Piscicultores de Mato Grosso do Sul (MS Peixe) Eroni dos Santos e do vice-presidente da Associação de Piscicultores de Mato Grosso do Sul, Maurício Xavier Cury, além do suplente de senador e ex-presidente do Sindicato Rural de Dourados Gino Ferreira.


         A agenda do ministro e comitiva a Dourados começa às 14:00 horas, com visita às obras dos laboratórios da Embrapa Agropecuária Oeste. Em seguida, eles participam do encerramento do Simpósio de Piscicultura, realizado pela cooperativa MS Peixe e pelo Sindicato Rural na 51ª edição da Expoagro.

         Importância

         O deputado Geraldo Resende destaca a importância da visita do ministro ao Estado. "O setor da piscicultura está desestruturado e os piscicultores estão desmotivados. Precisamos reverter este cenário para que Mato Grosso do Sul possa avançar e voltar a ser um produtor em potencial de peixes", afirma o parlamentar.

         O vice-presidente da Associação de Piscicultores de Mato Grosso do Sul, Maurício Xavier Cury, destaca que cerca de 70% dos tanques aptos para a produção de peixes do Estado estão parados. 

         Para reverter esse cenário, em reunião realizada em fevereiro deste ano o deputado Geraldo Resende solicitou ao ministro Helder Barbalho recursos para o fomento da piscicultura no estado, principalmente na Região da Grande Dourados. "Viabilizamos, há vários anos, recursos para a implantação de um frigorífico de peixes para Dourados. As obras avançaram, mas o projeto precisa ser concluído e ativado".

         De acordo com o último levantamento da produção da pecuária divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso do Sul está na 16ª posição no ranking dos estados produtores de peixes no país. "O potencial de nosso Estado é muito grande e poderá ocupar posições melhores nesse cenário", propõe Geraldo.

         O suplente de senador e ex-presidente do Sindicato Rural de Dourados Gino Ferreira, afirma que, com a visita, o ministro vai perceber o grande de Mato Grosso do Sul para essa atividade econômica. "O objetivo é que o Ministério da Pesca e Aquicultura possa firmar parcerias com as entidades interessadas na produção de peixes na região da Grande Dourados e no restante do Estado. Foi com essa expectativa que articulamos com o deputado Geraldo e o senador Moka a vinda dele, e felizmente a resposta foi positiva e o resultado é a agenda desta quinta-feira".



Legenda da foto/divulgação:

Deputado Geraldo Resende articula vinda de ministro para fortalecer piscultura em Mato Grosso do Sul.

        

Tatiane Queiroz/Ricardo Minella

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados