Fwd: “Saindo do Sufoco” já renegociou dívidas de mais de cem consumidores em Dourados





O Procon (Programa Municipal de Defesa do Consumidor) de Dourados já intermediou 124 renegociações de dívidas através da campanha "Saindo do Sufoco", realizada em parceria com a Unigran. A ação visa proporcionar ao consumidor douradense a oportunidade de pagar suas dívidas, resgatar o crédito e limpar o nome.
A campanha começou no dia 1º deste mês de setembro e segue até o dia 30. Nestes primeiros oito dias úteis em que esta foi realizada, o Procon atendeu um total de 307 consumidores, sendo 124 para negociação de dívidas. A resolutividade de quem procura o serviço também é grande, já que o índice de acordo entre as partes está em 75% dos casos.
Neste período em que a campanha é realizada, o consumidor que tiver dívidas em quaisquer estabelecimentos comerciais ou bancários, por exemplo, e tem a intenção de fazer o pagamento através da renegociação do débito, pode procurar o Procon.

No local, os agentes do Programa com o apoio do curso de Ciências Contábeis da Unigran, farão um cadastro do consumidor, o cálculo do valor da dívida e entrarão em contato com a empresa para a qual ele deve receber uma proposta. O consumidor pode aceitar ou fazer uma contraproposta, tudo intermediado e orientado através do órgão de defesa do consumidor.
"Não importa o tamanho da empresa para qual o consumidor deve. Pode ser dívida com lojas do comércio, financeiras, bancos, por exemplo. A equipe vai entrar em contato para intermediar uma renegociação que fique interessante e caiba no bolso do consumidor, para que ele possa sair do sufoco", afirma Rozemar Matos, diretor presidente do Procon.
Várias empresas já aderiram à campanha, incluindo bancos, operadoras de telefonia, Energisa, Sanesul, e entidades representativas como CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) e Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados).
A intenção é facilitar o caminho para que a dívida seja sanada. Com a negociação finalizada, o consumidor já sai do órgão com os valores e formas de pagamento estabelecidas. O boleto, por exemplo, pode ser encaminhado pela empresa logo após o acordo e consumidor já pode até sair do Procon com o documento.
A iniciativa da prefeitura é importante, pois possibilita ao consumidor o equilíbrio financeiro, a garantia de que poderá liquidar sua dívida dentro de suas possibilidades e a retomada do crédito. A orientação sobre o consumo consciente é sempre alvo de palestras educativas do Procon.
A campanha é realizada neste mês em alusão às comemorações dos 25 anos de criação do Código de Defesa do Consumidor, em 11 de setembro. Ainda em alusão à data será realizada no sábado (12) na Praça Antônio João das 8h às 12, orientações para o consumo, ressaltando direitos e deveres do consumidor.
SERVIÇO – Quem deseja participara da campanha não precisa agendar, basta se dirigir ao Procon (rua Joaquim Teixeira Alves, nº 772) durante o horário de expediente das 7h30 às 13h30. Os consumidores interessados devem levar seus documentos pessoais (CPF, identidade, comprovante de residência) e os comprovantes referentes aos débitos.

Foto: Assecom/Arquivo
Legenda: Programa foi definido em reunião com o prefeito Murilo, e representantes do Procon, Unigran e Procuradoria Geral do Município
 





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