Dourados recebe o 2º Ciclo de Oficinas do FIC

Dourados recebe o 2º Ciclo de Oficinas do FIC

Equipe da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) estará no Teatro Municipal na próxima quinta-feira

Na próxima quinta-feira (14), o Teatro Municipal de Dourados recebe a equipe da Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), que realizará a partir das 9 horas, o 2º Ciclo de oficinas de esclarecimento e elaboração de projetos sobre o edital do Fundo de Investimentos Culturais – FIC – em 5 municípios do interior.

O primeiro ciclo está sendo realizado em Campo Grande desde o último dia 7 e aborda os mecanismos de incentivo à cultura e os aspectos fundamentais na elaboração de um projeto cultural, desde sua criação, execução e finalização. Destina-se tanto ao aprendiz interessado no assunto, quanto ao participante que quer ampliar seus conhecimentos e possibilidades de reflexão sobre o tema.
A presença da Sectei em Dourados foi definida em conversas entre a Secretaria Municipal de Cultura e a secretaria estadual. A iniciativa faz parte da primeira ação do Programa Estadual de Formação e Qualificação Cultural, previsto no Sistema Estadual de Cultura que, entre outras atividades, prevê oficinas, capacitações, palestras e seminários para gestores públicos, agentes culturais, artistas e demais interessados.
Com o foco no tripé Informação, Formação e Acesso, a Sectei busca aproximar a comunidade cultural da política pública para a cultura promovida pelos Editais e desenvolver as potencialidades da área. Para o superintendente do FIC, Ricardo Maia, essa é "uma oportunidade para levar o edital para o interior, estimular os artistas do interior a apresentarem projetos, esclarecer sobre pontos que foram modificados. A gente quer cada vez mais descentralizar a aplicação dos recursos, promover uma aproximação com o interior, e contribuir dessa forma com o desenvolvimento da cultura".
A secretária adjunta de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Andréa Freire, ressalta a importância da participação dos agentes culturais dos municípios. "As oficinas são oportunidades especiais para a troca de informações e esclarecimentos para quem vai concorrer ao edital do FIC. Quem não puder participar pode também ter suas dúvidas sanadas na FCMS por email, telefone, ou no atendimento diário na Assessoria de Projetos, na Superintendência do FIC e Gerência de Difusão Cultura".
Par o secretário de Cultura, Carlos Fábio Selhorst dos Santos, essa primeira atividade demonstra o bom entrosamento entre a SEMC e a Sectei. "Temos conversado bastante e o primeiro resultado acontece com essa oficina que, certamente, irá contribuir com os artistas douradenses, que estarão melhor preparados para apresentar seus projetos ao FIC".
O Ciclo de Oficinas do Edital do FIC acontece na próxima quinta-feira (14), a partir das 9 horas no Teatro Municipal de Dourados. "Convidamos a todos os artistas douradenses para participar", finaliza Carlos Fábio.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados