Fundação MS anuncia programação do Showtec 2016

A Fundação MS divulgou detalhes sobre a programação do Showtec 2016, que será realizado entre os dias 20 e 22 de janeiro, em Maracaju. Durante os três dias de evento, os participantes poderão assistir a palestras técnicas, com temas voltados para o dia-a-dia no campo, além de debates e exposições de tecnologias destinadas para toda a cadeia produtiva do agronegócio. 

Conforme o presidente da Fundação MS, Luis Alberto Moraes Novaes, os trabalhos que serão apresentados no Showtec são fruto da interação construída ao longo dos anos com a comunidade científica do Estado, o que tem resultado na evolução do setor. "Nosso objetivo é trazer novas opções para que o produtor leve ao campo aquilo que serve para determinada situação, de acordo com as condições de solo, clima e em respeito ao meio ambiente", afirma.


Entre os destaques da programação, estão discussões importantes sobre os principais desafios para a cultura de soja e milho safrinha, além da forte presença da pecuária. Temas diversos voltados para a agricultura também serão abordados por meio de palestras sobre: manejo das principais plantas daninhas de Mato Grosso do Sul, manejo integrado de doenças fúngicas na soja e pragas em soja e milho, entre outros.

No quesito tecnologias para o campo, serão apresentadas alternativas de produção, cultivares de pastagens, produção de energia, consórcio de milho com braquiária, manejo de pastagem para sistema de plantio direto e cultivares de mandioca.

O programa Mais Florestas também terá ênfase, com foco na produção de Biomassa, por meio de palestras sobre: Inovações tecnológicas no aproveitamento de resíduos como Biomassa, Silvicultura e Agrossilvicultura, além das apresentações de máquinas usadas na produção de cavaco de madeira de eucalipto e o trato cultural no combate às formigas cortadeiras.

Em evidência na edição passada, o Projeto Pais (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e proporcionar sustentabilidade para as comunidades rurais, também terá espaço no Showtec 2016, visando estimular a agricultura orgânica. O programa, apoiado pelo Sebrae, será exposto durante os três dias da feira.

Haverá, ainda, o Seminário dedicado ao setor sucro-energético, coordenado pela Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul), o lançamento da pós-graduação em Integração Lavoura Pecuária Floresta, parceria da Fundação MS com a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e o lançamento da tecnologia Cultivance, gerada pela Embrapa em parceria com a Basf, que irá auxiliar os agricultores a obter rentabilidade maior em sua atividade agrícola, de forma sustentável.

A programação completa pode ser conferida no Portal do Showtec: www.portalshowtec.com.br.

Sobre o Showtec

Destinado aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, o Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.

O evento é realizado pela Fundação MS e tem como principais promotores o Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) e conta com o apoio do Sindicato Rural de Maracaju, Prefeitura Municipal de Maracaju, Sebrae/MS (Serviço Brasileiro de Apoio a Pequena e Micro Empresas), Senar MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul), Embrapa Gado de Corte, Embrapa Agropecuária Oeste, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Sicredi Celeiro – Maracaju e Fundect (Fundação de Apoio do Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul).

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados