Instituto Federal de Dourados abre 105 vagas para novos cursos

O deputado federal Geraldo Resende manifestou, nesta quarta-feira (06/01) sua satisfação com o anúncio do início das aulas no campus douradense do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e também a abertura de 105 novas vagas na unidade. O início do ano letivo está marcado para o próximo dia 15 de fevereiro.
         O parlamentar rememorou a luta, iniciada há mais de 10 anos, pela implantação da unidade no segundo maior município do Estado. "Foi uma luta incansável que iniciamos em 2003 e que somente não se tornou realidade naquela época porque também lutamos e conquistamos, em 2005, a Universidade Federal da Grande Dourados, a UFGD", explica o parlamentar.

         Geraldo lembra ainda sua alegria ao ver o início da construção da unidade no segundo semestre de 2013 em uma área de 50 mil metros quadrados, doada pelo Município, situada na região do Jardim Canaã I. "Os trabalhos foram praticamente concluídos no final do ano passado, e agora, vemos o início das aulas. Isso nos deixa com a sensação do dever cumprido", afirma o parlamentar.
         A nova estrutura conta com dois blocos (A e B) de 1.546 m² cada, quadra poliesportiva, guarita, pavimentação e iluminação externa. A obra custou R$ 6,5 milhões, recursos viabilizados no Ministério da Educação, por meio de ações parlamentares de Geraldo Resende e demais membros da bancada federal.
         Cursos
         De acordo com informações da imprensa local, o diretor da unidade do IFMS/Dourados Carlos Vinicius de Figueiredo disse que a inauguração acontecerá oficialmente em abril deste ano. Inicialmente, cerca de 300 alunos já receberão aulas na nova estrutura, mas a capacidade plena do campus douradense é para 1,2 mil alunos, somente para os cursos presenciais.
         Os alunos já matriculados freqüentarão os cursos de informática para internet, formação inicial e continuada em operador de computador, auxiliar administrativo, inglês básico e espanhol básico. Além desses, o campus douradense está abrindo vagas para novos cursos. O edital de abertura do processo seletivo para as novas vagas está disponível na Central de Seleção do IFMS. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas entre os dias 12 e 31 de deste mês, pela internet.
         A idade mínima para participar da seleção é 14 anos. Para concorrer às vagas de Auxiliar Administrativo basta ter o ensino médio incompleto. Para os cursos de Espanhol Básico e Operador de Computador é necessário ter cursado o ensino fundamental II incompleto.
         Os cursos são da modalidade Formação Inicial e Continuada e Qualificação Profissional (FIC) e têm carga horária mínima de 180 horas, com duração de cerca de quatro meses. Buscam elevar a escolaridade e promover a qualificação profissional de trabalhadores.
         Seleção
         Será feita por meio de sorteio eletrônico aberto ao público no dia 2 de fevereiro. A classificação final será divulgada no dia 5, na Central de Seleção, e a matrícula será entre os dias 11 e 16. O início das aulas está previsto para 22 de fevereiro.
         Cotas
         Há reserva de vagas para candidatos que cursaram integralmente o ensino fundamental ou o ensino médio em escola pública, comprovarem renda familiar mensal bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas. Para concorrer como cotista, é preciso se manifestar como Beneficiário de Ação Afirmativa no ato da inscrição.




Ricardo Minella com informações da Ascom/IFMS
06.01.16

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados