Prefeitura moderniza sistema de exames da Clínica da Mulher

Novos equipamentos fazem parte do projeto de estruturação da saúde pública de Dourados, iniciado no Hospital da Vida

A Prefeitura de Dourados continua fazendo investimentos para estruturar os serviços de saúde pública e melhorar o atendimento oferecido à população local e de outros 30 municípios da região através do SUS (Sistema Único de Saúde). Após a modernização implantada no Hospital da Vida, a estruturação foi feita agora na Clínica da Mulher.
 
Nesta semana a unidade, que funciona no Jardim Água Boa, retoma os exames de mamografia, que nos três últimos meses foram feitos no Hospital Universitário, para a implantação do novo sistema, que inclui um equipamento moderno para a impressão dos exames. Antes da mudança era usada uma reveladora analógica, que colocava funcionários e pacientes sob exposição do material químico usado no processamento.

De acordo com Maria Luiza, coordenadora da Clínica da Mulher, foi feita a digitalização de todas as imagens, otimizando o serviço e qualificando o atendimento da população, com o objetivo de zerar a fila para realização de exames.

"Para digitalização dessas imagens, a Secretaria de Saúde, através do trabalho do prefeito Murilo e do secretário Sebastião Nogueira e com apoio do governo do Estado, investiu na instalação de cinco estações de trabalho nos consultórios, uma impressora Dry para impressão dos filmes, um equipamento para digitalização de exames, além de interligar todas as mamografias e os aparelhos de ultrassom com os PACs [Programas de Gestão de Imagens], para visualizar as imagens pela internet", informou Maria Luiza.

Inaugurada em abril de 2014, a Clínica da Mulher conta com dois aparelhos de mamografia, que antes da digitalização revelavam os filmes através de uma processadora analógica. Além de ultrassom e mamografia, a unidade realiza vários outros procedimentos para as mulheres, como CAF, biopsia de mama e Paaf (punção aspirativa com agulha fina).

Hospital
Em novembro do ano passado, o setor de imagem do Hospital da Vida passou por reforma para a instalação de novos equipamentos, que ampliaram o atendimento oferecido à população. O investimento foi mais um passo na reestruturação da unidade, iniciada em setembro de 2014, depois que o hospital passou a ser administrado pela Funsaud (Fundação de Saúde de Dourados), por iniciativa do prefeito Murilo.

Em parceria com o governo do Estado, a prefeitura instalou uma nova tomografia, de 16 canais, um raio-X fixo, um raio-X móvel, um arco cirúrgico, também chamado de intensificador de imagens – usado em cirurgias de ortopedia, cirurgia geral e neurocirurgia – e dez estações de trabalho para visualizações de imagem – computadores com programas para visualizar imagens da tomografia, por exemplo, de qualquer ponto do hospital.

Solicitados ao governador Reinaldo Azambuja pelos deputados estaduais Zé Teixeira (DEM) e José Carlos Barbosa (PSB), os equipamentos são resultado do trabalho do prefeito Murilo e do secretário de Saúde, Sebastião Nogueira, e foram repassados pelo governo do Estado em dezembro.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados