Alan Guedes pede banheiros familiares em locais públicos

Um projeto de lei do vereador Alan Guedes (DEM) que está tramitando na Câmara de Dourados visa adequar uma situação que constrange pais e mães que frequentam locais de grande circulação de pessoas, como shoppings centers, hipermercados, centros comerciais, entre outros, que sofrem com a falta de banheiros públicos.

A situação se torna ainda mais precária quando os pais estão acompanhados pelos filhos, principalmente por aqueles que têm filhos pequenos. "As crianças com mais de três anos que embora utilizem os vasos sanitários, não o fazem sem o auxílio do adulto e, isso faz com que mães tenham que levar seus filhos meninos ao banheiro feminino, bem como os pais que se veem obrigados a levar filhas meninas ao banheiro masculinos", explica Alan Guedes que reforça que esse fato "acaba constrangendo tanto as crianças, os pais e mães, e também os outro usuários".


O vereador ainda relata que essa é uma questão que merece atenção do poder público. "Todos aqueles que saem com crianças em locais de grande circulação sentem na pele esse problema. É uma questão da vida quotidiana que  merece nossa atenção. Eu, há poucos dias, presenciei um pai tendo que levar sua filha ao banheiro adaptado aos portadores de necessidades especiais no shopping de Dourados", revelou. 

Legislação

A Lei prevê que esses banheiros deverão ser identificados e com acesso exclusivo às crianças menores de 10 anos acompanhadas pelo adulto. Alan também garante que fará um amplo debate com a sociedade e com os segmentos interessados para que a intenção do projeto fique clara, no sentido de garantir, principalmente os direitos das crianças.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados