Ao completar 5 anos de administração Murilo diz que Dourados agora é outra


- Prefeito faz balanço do período e mostra o quanto a cidade avançou em todas as áreas -    

O prefeito Murilo apresentou na manhã desta terça-feira (23) a campanha "Dourados Agora é Outra – 5 Anos de Desenvolvimento em Paz". Na cerimônia, com o auditório José Cerveira do CAM (Centro Administrativo Municipal) lotado, ele afirmou que ao longo dos próximos meses a população vai pode acompanhar os avanços que a cidade viveu neste período e a marca que será deixada por sua administração na cidade.

Em seu discurso, Murilo lembrou que quando assumiu a gestão a cidade estava no fundo do poço, cabisbaixa. Mas, que a população acreditou que ele tinha um projeto capaz de mudar a história. "É isso que nós fizemos. Não queremos ser o melhor, mas queremos deixar nossa marca e a nossa marca são alguns dados, números que mostram que realmente nós fomos eficientes", afirmou.
Quando tomou posse como prefeito há cinco anos na prefeitura de Dourados, sendo o quarto prefeito numa única legislatura, sabia que estava preparado para assumir a cidade e a assumiu com vontade e experiência, com a certeza de onde gostaria de levar a cidade. O foco era em projetos necessários para cumprir o compromisso com a população.
Iniciando as atividades, percebeu que uma grande reivindicação da população era a construção de Ceims (Centros de Educação Infantil Municipais). Nesse período o Governo Federal tinha projeto de construção de unidades na área, sua equipe realizou os projetos locais, apresentou à União e foram "emplacados" 12 Ceims.
Ele lembra que essa estruturação é importante, principalmente porque Dourados é um polo universitário com milhares de acadêmicos da cidade e que vem de outros Estados para cá. "Precisamos começar pelo ensino infantil, para que seu pai e sua mãe que trabalha saber que tem uma escola de qualidade, que seu filho vai chegar numa universidade. É essa paz que nós criamos, é esse trabalho que nós fizemos com o ensino infantil, para que essa criança tenha essa base e o prazer de estudar".
Ainda destacou a criação em sua administração da entrega do uniforme escolar. Ele lembra que a partir do momento que uma criança sai de casa e segue para a escola, ela é igual às demais. Não importa a condição financeira do pai, essa criança vai ser visualmente como as demais e além de receber o mesmo conhecimento, ainda não será discriminada. Lembrou ainda que hoje é oferecida merenda de qualidade, prédios reformados e outras condições de estrutura para acolher os alunos da rede.
Outra área que recebeu destaque no discurso de Murilo foi a Saúde. Ele lembrou que está melhor atendida do que antes, com a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h em funcionamento e o Hospital da Vida com estrutura melhor, por exemplo. "É o hospital que mais faz cirurgias em Dourados, que mais recebe pessoas, que mais movimento tem e nós assumimos a responsabilidade de atender mais de mil pessoas por dia", relatou.
O Hospital era administrado por uma empresa particular e o município assumiu sua gestão através da criação da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados), melhorando de forma significativa a estrutura do local. Ele lembra que a mudança foi possível formando equipe de pessoas para trabalhar com a administração pública, que tem orgulho do trabalho e somam com ele.
Lembrou ainda que Dourados tem uma equipe competente de agentes que trabalha no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. Disse que no caso da Dengue, a cidade não virou "caso nacional", sendo que está diferente do resto do país. A cidade é 50ª do Estado em número de casos, ou seja, tem 50 municípios com mais registros. Além disso, está atrás de todas as cidades de maior porte no Estado. "Aqui existe um trabalho competente", afirmou.
Murilo ainda ressaltou o grande trabalho realizado em prol do acesso da população a habitação popular, com a entrega de cinco mil casas até o final deste ano. "Veja se no Estado de Mato Grosso do Sul, algum município construiu cinco mil casas, veja se algum conseguiu atingir metade disso", disse. Fez ainda um comparativo com a cidade de São Paulo, cuja meta era construir 50 mil casas e está entregando cinco mil.
Destacou que Dourados possui os maiores contratos com a Caixa Econômica Federal para realização de serviços, na área de habitação, infraestrutura, asfalto e escola sendo executados. Somente em asfalto são quase R$ 100 milhões, segundo o prefeito. "A maior alegria minha é quando eu pude inaugurar um asfalto no Parque [das Nações] 1, que foi o primeiro que inauguramos. Fazia 40 anos que aquelas pessoas moravam lá e não tinham asfalto", relatou. "Podemos pisar com prazer no asfalto e dizer: sua vida mudou, você acreditou", diz.
O prefeito ressaltou ainda que o país está passando por um ajuste fiscal para reequilíbrio das contas e não assumiu qualquer contrato recentemente. No entanto, todos os programas que ficaram a disposição dos municípios do Brasil, "nós fomos competentes para entrar com projetos lá e o que nós conseguimos, estão sendo executados. Por isso, Dourados continua com obras, com esses contratos e estamos com muito serviço para fazer", ressaltou.
Murilo ainda falou de outros projetos que também serão apresentados durante a campanha ao longo dos próximos meses, como a nova feira livre, as feirinhas nos bairros durante a semana, e a reestrutura do Aeroporto. Ele lembrou que todas as pessoas fazem parte dessa engrenagem de trabalho que torna a cidade melhor.
Contou ainda que cada real arrecadado no município é investido em prol da cidade e com transparência. Ressaltou que Dourados está em paz justamente porque a população sabe onde está sendo investido seu dinheiro. "Se o Brasil não está em paz, Dourados está em paz", disse.
Ele afirmou que cada pessoa presente na cerimônia representa os 220 mil habitantes de Dourados e falou diretamente aos presentes, que hoje "todos acordam em paz". "Essa paz é saber que pode sair para trabalhar, tem seu emprego, tem sua renda, seu trabalho garantido, que pode pagar a prestação do seu veículo, que pode construir sua casa, que pode deixar seu filho na escola, que vai receber ele e além de estar bem, com boa alimentação, com banho tomado nas nossas creches, isso é paz. É cada família poder construir seu dia a dia".
Durante a cerimônia, o prefeito agradeceu a confiança de todos em sua administração. A apresentação foi acompanhada por vereadores, secretários, líderes de bairros e representantes da comunidade.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados