Jovens do “Programando o Futuro” fazem curso no Instituto Federal

Pelo menos 40 jovens que fazem parte do projeto "Programando o Futuro" realizado nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) de Dourados, estão participando do curso de Informática oferecido pelo IFMS (Instituto Federal de Mato grosso do Sul) com sede no Canaã I. 
Na realidade o curso de 180 horas, começou em agosto do ano passado e encerra em maio deste ano. O curso está acontecendo graças um convênio firmado ano passado entre o prefeito Murilo e o IFMS, através do diretor geral, Carlos Vinicius de Figueiredo. A Secretaria de Assistência Social, através dos Cras, selecionou os jovens que fazem parte do projeto Programando o Futuro.
"Esse curso foi uma oportunidade única, totalmente gratuito, sendo mais um leque que integra o aprendizado dos jovens que estão se preparando para ingressar no mercado de trabalho", acrescentou a secretária de Assistência Social, Ledi Ferla. 

Como as obras do prédio do IFMS não estavam prontas, o curso  começou ainda na nova sede nova Escola Estadual Presidente Vargas.
Ledi explicou que com o termino das obras do prédio do IFMS, no Canaã I, cujo terreno foi uma doação da prefeitura, as aulas serão transferidas para o local, já a partir da próxima quinta-feira.
Esta semana a secretária teve uma reunião com os alunos, onde apresentou a eles as novas instalações do novo prédio. "Eles ficaram encantados com as novas instalações, totalmente moderna e funcional", disse.
Como vários alunos residem distrito, aldeias indígenas e bairros distantes a Secretária de Assistência Social obteve um convênio com o MPT (Ministério Público do Trabalho) que fez a doação do vale transporte para os alunos.
De acordo com Ledi Ferla o objetivo é continuar com o convênio com a IFMS para formação de novas turmas a partir deste ano, bem como com o MPT para o vale transporte. "Quanto mais aumentar o leque de opção para os alunos integrantes do Programando o Futuro, é melhor, tendo em vista que esse projeto prevê a inserção no Menor Aprendiz", acrescenta.
O projeto Programando o Futuro traz noções de oratória, presta auxílio na elaboração de currículos, dicas de como se portar para uma entrevista, técnicas básicas de redação, entre outros. Ao longo do curso são feitas visitas em empresas para que os alunos tenham conhecimento do funcionamento de cada uma delas.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados