Marcelo Mourão cobra uniformes para agentes de controle de endemias

O vereador Marcelo Mourão (PSD) aproveitou a presença do secretário municipal de Saúde Sebastião Nogueira, que foi à Câmara na sessão de segunda-feira para apresentar o Plano de Contingência de combate a dengue, a chikungunya e o vírus zika, para fazer uma espécie de "cobrança pública" acerca do fornecimento de uniformes adequados (gandolas e chapéus do modelo "pescador") para agentes comunitários de saúde e dos agentes de controle de endemias, que estão na linha de frente da vigilância, prevenção e controle do mosquito transmissor das três patologias e também da conscientização da população.
"Secretário, não se despeça do cargo sem conceder os uniformes para essa categoria que enfrenta sol e chuva e, apenas com camisetas, fica exposta também ao Aedes aegipty", conclamou o parlamentar.
O apelo ao secretário foi antecedido do envio, no ano passado, de um documento endereçado às secretarias de Finanças, de Administração e de Saúde solicitando a realização de um estudo para determinar qual seria o impacto no Orçamento da Prefeitura caso seja procedido o fornecimento de uniformes padronizados e adequados para o trabalho de campo dos agentes.
Segundo Marcelo Mourão o fornecimento dos uniformes além de preservar a integridade dos agentes vai obedecer aos princípios de economicidade que devem nortear a administração pública. "As gandolas diminuirão os gastos com repelentes, que obviamente precisam continuarão a ser usados, mas em quantidade menor, já que a exposição dos agentes ao mosquito também será menor. Há que se levar em conta também que além de expor os braços dos agentes o uniforme atual (camisetas) os expõe ao sol, que é um potencial causador de câncer de pele", afirmou Marcelo Mourão, que tem sido porta-voz das reivindicações dos agentes junto à Prefeitura e especificamente junto à Secretaria de Saúde, à qual está vinculado o Centro de Controle de Zoonoses.
"O secretário vem enfrentando com coragem a questão da saúde pública e tenho certeza de que também está preocupado, alem das melhorias estruturais, com a melhoria das condições de trabalho dos servidores e envidará todos os esforços para que eles tenham as condições necessárias para atuarem", concluiu o parlamentar.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados