Mário Valério faz planejamento de recuperação das ruas da cidade

O prefeito Mário Valério (PR), que deu expediente na prefeitura na manhã desta quinta-feira (18), depois de retornar de Brasília, afirmou que vai executar um planejamento de recuperação das vias urbanas de Caarapó. De acordo com o dirigente, a prioridade do momento é combater o mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, o vírus zica e a febre chikungunya.

Valério destacou o trabalho dos agentes de saúde, de controle de vetores e de servidores das secretarias municipais envolvidas na campanha de limpeza realizadas nos distritos de Cristalina e Nova América, mutirão que acaba de chegar à sede do município. Em Caarapó, a guerra contra o Aedes aegypti ganhou o reforço do Exército Brasileiro, com a incorporação de soldados do quartel de Ponta Porã. "Sem dúvida, é uma importante parceria. Aproveitamos para agradecer o comando do quartel da fronteira, cuja participação será decisiva para reduzirmos o índice de infestação do mosquito em Caarapó, com a consequente diminuição dos registros de casos", observou o prefeito, acrescentando que "essa guerra é de todos".


Conforme o prefeito de Caarapó, será realizado um grande mutirão de limpeza na cidade, com retirada de entulhos, galhadas e todo tipo de lixo que possa servir de criadouro do mosquito Aedes aegypti e de proliferação do caramujo africano. "O principal agente nessa luta é o morador, que deve fazer a limpeza do seu quintal ou terreno baldio, eliminando possíveis focos do mosquito", sublinhou, convocando a população para a guerra contra o mosquito.

O dirigente caarapoense também informou que em breve máquinas, equipamentos e funcionários da Secretaria de Obras estarão concentrados na recuperação das ruas da cidade. "Iniciamos a operação tapa-buracos nas ruas asfaltadas. Estamos oferecendo um paliativo, para melhorar as condições de tráfego na zona urbana, como a colocação de pedras nos locais mais afetados, enquanto reservamos verba para reconstrução ou recapeamento onde for necessário", disse o prefeito.

As chuvas que atingiram a região sul do Estado desde novembro do ano passado causaram grandes prejuízos na zona rural de diversos municípios. Em Caarapó, centenas de quilômetros de estradas sofreram danos. Nove pontes foram destruídas, sendo oito de responsabilidade do município. Para facilitar o escoamento da safra de grãos, o prefeito Mário Valério priorizou o atendimento ao homem do campo, com a recuperação de estradas e pontes. "Agora é a vez da cidade", destacou o prefeito de Caarapó.

Brasília
O prefeito Mário Valério permaneceu dois dias em Brasília – terça e quarta-feira desta semana. Na Capital do País, o dirigente manteve audiências com parlamentares de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional e em órgãos federais. Costumeiramente, a administração municipal encaminha projetos a setores do Governo Central com pleitos ligados às áreas de infraestrutura, turismo, saúde e educação. Com apoio de parlamentares que defendem as causas de Caarapó, boas parcerias têm sido concretizadas. "Como sempre, confiamos no apoio dos nossos deputados federais e senadores, no sentido de brigar pelos nossos projetos", reiterou o prefeito.

Mário Valério volta otimista de Brasília e diz esperar anunciar, em breve, a liberação de recursos para ações em diversos setores da administração municipal.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados