Palestra na UNIGRAN alerta sobre Dengue e Zika

Professores e funcionários da UNIGRAN receberam uma palestra sobre “Dengue e Zika”, com o médico infectologista Julio Henrique Rosa Croda – Fiocruz MS/ UFGD. O evento abordou aspectos gerais sobre o mosquito aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus, além de apresentar medidas de controle, pois eliminar o mosquito é a melhor forma de prevenir as doenças.

A Instituição faz um trabalho de conscientização em conjunto às ações que estão sendo realizadas em Dourados e em todo o Brasil. De acordo com a diretora da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da UNIGRAN, Ângela Midori de Oliveira, “queremos contribuir com esse trabalho coletivo social. Essa capacitação é muito importante, pois é uma questão de saúde pública, foi uma ótima oportunidade para esclarecimentos, tirar dúvidas e se inteirar sobre o O médico infectologista afirma que a sociedade está vivendo um momento de epidemia de dengue e zika em todo o Brasil. É importante que as pessoas entendam os aspectos do mosquito e das doenças em si. “Existem muitos mitos de informações que andam circulando, pois tudo é novo, principalmente em relação à zika, ainda não há estudos a respeito disso”,

Um exemplo citado por Julio Croda é que foi veiculado nas mídias sociais que a causa do zika vírus foi uma vacina aplicada em gestantes contra a rubéola. O palestrante afirmou que “esse fato é inverídico, pois tem estudos mostrando que a vacina é extremamente segura”.

Outro mito que circulou na internet foi que a criança com até sete anos, se pegasse zika, mesmo depois do nascimento, poderia apresentar alterações neurológicas. “A zika é uma doença muito rápida, com menos de sete dias, as alterações neurológicas acontecem durante o desenvolvimento do sistema nervoso da criança, então, se for exposta ao vírus depois do nascimento, não vai haver alteração em termos do sistema nervoso central”, garante.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados