Prefeitura de Caarapó mantém frentes de serviços na zona rural

Relatório divulgado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços da Prefeitura de Caarapó mostra que a execução de serviços na zona rural do município continua intensa. Conforme o documento, estradas e pontes estão recebendo toda a atenção do Poder Público municipal, a fim de melhorar as condições de escoamento da atual safra agrícola.


De acordo com o secretário Odenilson Romeiro, foram realizados serviços de recuperação de vias rurais na região das fazendas Guarani, Huale, Gota de Mel e Gauchinha, Café Porã, Dom Bosco, região do Bopeí e Major Pedro. Também estão sendo beneficiadas as regiões do Major Pedro, Colônia Paulista, Fazenda Santa Helena e região do Córrego Bopeí. Nessas localidades, a prefeitura executa uma série de serviços, que envolve levantamento, patrolamento e encascalhamento de estradas, drenagem pluvial e reforma de pontes.

O prefeito Mário Valério (PR), que priorizou o atendimento à zona rural por conta da safra agrícola, afirma que o objetivo é facilitar o trabalho do homem do campo, oferecendo condições para que a produção seja escoada com tranquilidade. "É o produtor rural quem coloca comida na mesa das pessoas, além de contribuir com a economia", argumenta o prefeito, para justificar a atenção do governo municipal com a zona rural. "Entretanto, não estamos nos descuidando da zona urbana, tendo em vista que estamos acudindo os locais mais afetados pelas chuvas, que insistem em cair na nossa região", acrescenta.

Zona urbana
Além da zona rural, a prefeitura mantém uma série de serviços na sede do município. Depois de realizar mutirões de limpeza nos distritos de Nova América e Cristalina, com o objetivo de combater o Aedes aegypti, equipes das secretarias municipais de Obras e de Saúde, com reforço de militares do exército, concentram agora as atividades em Caarapó. Estão sendo realizadas visitas domiciliares para eliminar focos do mosquito, com aplicação de larvicidas em criadouros do Aedes aegypti, além de orientações educativas. Onde há registro de casos de dengue, está sendo realizada aplicação de inseticidas. Paralelamente, a Secretaria Municipal de Saúde oferece toda a assistência aos moradores, com a disponibilização de consultas médicas, avaliações, exames, investigação e notificação de casos. Participam da operação 50 pessoas.

Um grande mutirão de limpeza está na fase preliminar. As autoridades municipais pedem que a população faça a retirada de entulhos, lixo e todo tipo de material inservível, devendo depositar os resíduos defronte ao seu imóvel para a posterior coleta pelos veículos da prefeitura.

Equipes da Secretaria de Obras executam serviços de roçada nas proximidades das escolas, centros de educação infantil e canteiros centrais das ruas. Em Cristalina, estão sendo executados serviços de terraplanagem em uma área onde será construída uma quadra poliesportiva coberta.

Na área de infraestrutura urbana, equipe da Secretaria de Obras mantém uma constante operação tapa-buracos, recuperando a pavimentação asfáltica danificada pelas chuvas. Além disso, está sendo elaborado um planejamento para captação de recursos que serão destinados a projetos de recuperação total das ruas pavimentadas. Máquinas da prefeitura estarão em breve trabalhando nas vias urbanas que não têm asfalto. Projetos de pavimentação asfáltica, com recursos federais, em breve também serão retomados ou iniciados.

"Esperamos que o tempo melhore, para podermos acelerar os serviços de recuperação das ruas e da malha asfáltica danificada", pondera o prefeito Mário Valério. "Enquanto isso, vamos aproveitar os poucos momentos de sol e, na medida do possível, tentando realizar os serviços que são da nossa competência", conclui.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados