Prefeitura de Dourados faz grande mobilização contra o Aedes nas aldeias

Desde segunda-feira, 15, a prefeitura de Dourados está mobilizando uma força-tarefa nas aldeias Jaguapiru e Bororó para o combate ao mosquito Aedes aegypti.  Só no primeiro dia foram trabalhados 501 imóveis e localizados 38 focos do mosquito, ou seja, 7,58% das locais inspecionados.
Inicialmente o trabalho deveria acontecer até esta terça-feira, 16, mas por ser alto o número de focos localizados, o trabalho de inspeção nas aldeias deve permanecer até quinta-feira, 18. 

Foram feitas roçadas em duas escolas, três residenciais, três postos de saúde, três associações e na Vila olímpica. Nesses locais também foram retirados materiais recicláveis e entulhos, através das caçambas e caminhões disponibilizados pela Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos).
Estão trabalhando na região agentes de endemias do CCZ (Centro de Controle de Zoonozes) servidores dos serviços gerais da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), voluntários da Ong Observatório dos Direitos Indígenas, Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) e lideranças indígenas.
O foco principal da ação é orientar os moradores sobre a necessidade de eliminar criadouros com larvas do mosquito Aedes aegypti, com uma simples iniciativa: fazendo a limpeza.
Os agentes de endemias pretendem passar por todos os imóveis e verificar reais condições. Além de orientar e fazer a eliminação dos possíveis criadouros com focos, utilizando larvicida.
Para o secretário municipal de Saúde, Sebastião Nogueira, as orientações para eliminar os focos são fundamentais, uma forma de evitar que o mosquito nasça. "Nosso objetivo principal é orientar e ajudar os moradores a eliminar as larvas. Claro que vamos eliminar o mosquito adulto, mas o principal alvo é evitar o nascimento do inseto", reforça.  
Os servidores da Semsur ajudam fazer a limpeza, retirando lixo e fazendo roçada em locais mais críticos. A Semsur também disponibilizou pelo menos dez caçambas para os moradores recolherem materiais recicláveis, que podem acumular água parada.
Além de todo o trabalho de limpeza é feito a pulverização de inseticida com o carro fumacê para eliminar o mosquito adulto. 

MUTIRÕES
A prefeitura vai continuar com os mutirões nesta semana. Na sexta-feira, 19, será realizado um mutirão no BNH 3º Plano, Portal de Dourados, Altos das Paineiras, Jardim Monte Alegre e imediações. O ponto de encontro é na Igreja Católica São Carlos, no Ceper do BNH 3º Plano. O trabalho será realizado das 07hà 11h e das 13hàs 17h.
No sábado, 20, será realizado mutirão no Jardim Santo André. O ponto de encontro é na unidade de saúde do Jardim Santo André, das 7h às 12h.
A coordenadora do CCZ, a bióloga Rosana Alexandre da Silva, lembra que o objetivo dos mutirões é sensibilizar e conscientizar a população da importância do comprometimento de cada um ao manter limpos seus imóveis para que não haja depósitos propícios para proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmitem a Dengue, Leishmaniose, Febre Chikungunya e Zika Vírus.
PARQUE ALVORADA
O último mutirão realizado foi na sexta-feira, 12 na região do Parque Alvorada, que incluiu a Vila Militar, os residenciais Monte Carlo, Santa fé, Itaju e mediações.
Foram trabalhados 4.413 imóveis, sendo 944 estavam fechados. Foram localizados 25 focos (0,57% dos imóveis trabalhados) e feitas 31 notificações. Também foram feitas 65 roçadas em terrenos baldios. O quintal de uma residência, em situação critica, também roçado e retirado entulhos.
Nesses locais trabalharam 120 agentes de endemias, 20 agentes da Semsur, que também disponibilizou oito caçambas e três caminhões, que recolheram entulho e material reciclável.
A ação teve o apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar.
No sábado passado, 13, equipes da prefeitura colaboraram com o Exército na ação "Dia Nacional do Esclarecimento".  A prefeitura disponibilizou cem agentes de endemias e agentes comunitários que fizeram panfletagem nas imediações da Praça Antônio João, Shopping Avenida Center, entre outros locais.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados