Saúde inicia entrega de cadeiras de rodas em Dourados

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Dourados iniciou nesta quarta-feira (17) a entrega de cadeiras de rodas e banho a pacientes cadastrados junto ao CER/Apae – Campo Grande (Centro Especializado em Recuperação da Apae). Conforme o secretário Sebastião Nogueira, o trabalho visa dar mais qualidade de vida aos douradenses.
"As cadeiras dão a possibilidade desses pacientes se locomoverem. Muitos estão deitados na cama, sem condições de sair e com as cadeiras adquirem autonomia e consequentemente mais qualidade de vida", ressalta o secretário.

Ele lembra que o trabalho de entrega das cadeiras é contínuo e acontece mensalmente. Desta vez são 40 unidades, porém mais unidades devem ser oferecidas ao longo do ano.
Antes de receberem as cadeiras, os pacientes são avaliados pela equipe do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) em Dourados. Essa faz as avaliações e medições e posteriormente as encaminha para o CER/Apae.
O Centro da capital faz a seleção e compra das cadeiras. A Secretaria de Saúde através do Núcleo de Atenção a Pessoa com Deficiência retira as cadeiras em Campo Grande, mediante autorização do paciente ou responsável, e realiza a entrega.
"É um trabalho individualizado, a gente localiza quem precisa e faz todo o trabalho de avaliação e medição. Então a cadeira já vem pré-determinada para cada tipo de paciente", afirmou Nogueira. Além de cadeiras de rodas e banho, são fornecidas outras órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como bengalas, muletas e calçados ortopédicos.
Os interessados em ter acesso aos equipamentos devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima de casa, com a cópia do documento de identidade, comprovante de residência, Cartão SUS e solicitação do material requisitado. É feito o encaminhamento para que a equipe do Nasf faça a avaliação e encaminhe para o CER/Apae em Campo Grande.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados