Transporte Escolar Rural de Dourados é referência


- São 73 ônibus que percorrem diariamente 10 mil quilômetros atendendo em torno de 5 mil alunos -

Para facilitar o acesso e a permanência dos estudantes nas escolas, a administração do prefeito Murilo vem realizando ao longo desses cinco anos de gestão, uma série de ações com foco na melhoria da qualidade do ensino e estrutura mais eficiente. Uma delas é o transporte escolar adequado para atender os alunos que estudam em locais de difícil acesso na zona rural.

O trabalho é desenvolvido pela Prefeitura de Dourados através da Semed (Secretaria Municipal de Educação). Ao todo, Dourados conta com 45 unidades de ensino, sendo que 10 dessas ficam na área rural e sete em áreas indígenas.
Para contribuir com o deslocamento dos alunos dos distritos e aldeias até as escolas, o transporte escolar conta atualmente com uma frota de 15 ônibus próprios, sendo três desses adaptados para pessoas com necessidades especiais; e 58 veículos terceirizados, sendo cinco adaptados. A quantidade de unidades com adaptação atende a demanda atual, sendo que caso seja necessário, este número pode aumentar.
Através de convênio firmado entre Governo do Estado e Prefeitura, o transporte escolar atende diariamente alunos das escolas da rede municipal, estadual e universitários que também se residem em locais considerados de difícil acesso.  O município conta com 73 linhas entre as de ônibus próprios e terceirizados, sendo que os veículos percorrem, em média, 10 mil km diários para levar e trazer os alunos.
O transporte dos estudantes é feito este ano. Porém só podem utiliza-lo aqueles que apresentaram carteirinha. Toda a frota de ônibus de transporte escolar terceirizada à empresa GWA foi equipada com sistema de rastreamento (GPS).
Além de gerenciar toda a frota, o sistema também permite o controle da frequência dos alunos, que será acessada através de uma plataforma centralizada que processa e armazena os dados para a retransmissão ao Núcleo de Transporte Escolar da Educação. Os funcionários do Núcleo de Transporte receberam treinamento especializado.
A secretária de Educação, Marinisa Mizoguchi, lembra que todos os ônibus são semestralmente vistoriados conforme as normas do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito). Ela ainda destaca que todos os veículos possuem os equipamentos de segurança necessários.
"Além dos profissionais serem capacitados para atender aos quesitos para o cargo de motorista, tranquilizando os pais por saberem que seus filhos estão sendo transportados em segurança", afirma Marinisa.
São pelo menos 5 mil alunos atendidos, entre as redes estadual, municipal, universidades, faculdades e também os cursos técnicos. Dessa forma, Dourados se tornou referência na oferta desse serviço.
Para Marinisa, é motivo de orgulho para nossa cidade se tornar referência no Estado. Ela destaca que o transporte oferecido aos alunos é de suma importância para garantir não só o seu acesso à escola, mas também a sua permanência.
"Como essa administração prioriza a qualidade do ensino, bem como a sua acessibilidade, trabalhamos para garantir o futuro das nossas crianças. A Educação é um pilar para o crescimento do país, pois através dela podemos interagir socialmente e culturalmente, oportunizando as mais diversas formas de expressão e construção de conhecimento", afirma a secretária.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados