Vereador Pedro Pepa vê novos avanços na Saúde




Presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Dourados, o vereador Pedro Pepa (DEM) tem acompanhado diariamente questões ligadas ao setor e, também, pleiteado junto às esferas governamentais, iniciativas que possam contribuir para a melhoria do atendimento prestado à população usuária dos serviços públicos de saúde.

O vereador tem, por exemplo, dedicado atenção especial ao Hospital Universitário, da UFGD, que ao longo dos anos tem enfrentado dificuldades por conta da demanda, quase sempre acima da capacidade operacional disponível.

Uma luta antiga é a contratação de profissionais em saúde para o atendimento ao público, cujo quadro não tem sido preenchido por meio dos concursos públicos devido ao baixo número de inscrições.

Recentemente, no entanto, a Comissão de Saúde recebeu a "boa notícia" sobre o próximo concurso público para contratação de profissionais da área de saúde e que está sendo realizado pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), que gere os hospitais universitários no país e é vinculada ao Ministério da Educação.

"A comissão de saúde acompanha de perto o processo seletivo, pois ela é fruto de uma extensa agenda de necessidades que passam cotidianamente na Câmara de Dourados, onde nós vereadores já aprovamos algumas prorrogações para contratação suplementar de profissionais pela Fundação Municipal de Saúde e Administração Hospitalar em prol do Hospital Universitário", lembra Pedro Pepa, que recebeu esta semana o gerente administrativo do Hospital Universitário, Paulo Cesar Nunes da Silva.

Segundo o vereador, após a nova diretoria ter assumido o hospital e se comprometido a resolver os problemas, já é possível ver avanços substanciais, e um deles é a receptividade ao concurso público, que recebeu um número satisfatório de inscrições; "e isso culminará na contratação de novos profissionais, que em breve assumirão suas funções, melhorando, consequentemente, o atendimento à população".

Para Pepa, com o concurso público e a efetivação dos aprovados, não serão mais necessárias sucessivas prorrogações de contratos por parte da Fundação de Saúde de Dourados. "Esperamos e acreditamos que agora será possível melhorar ainda mais o atendimento à população, situação que vem observada desde o primeiro dia da nova administração do hospital", avalia o vereador.

O concurso público para o Hospital Universitário de Dourados abriu um total de 75 vagas, sendo 74 para médicos, em várias especialidades, e uma para técnica em enfermagem.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados