Caarapó retoma projeto de combate às drogas


O prefeito de Caarapó, Mário Valério (PR), retomou parceria com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, por meio da Polícia Militar, para o desenvolvimento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) no município. O convênio foi assinado há uma semana, em cerimônia formal promovida no gabinete do dirigente caarapoense.


O Proerd é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (DARE), surgido em 1983. No Brasil, foi implantado em 1992 pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil. É desenvolvido nas escolas públicas e particulares, no 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, na educação infantil (Proerd Kids) e para adultos com o Proerd para Pais, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. No Proerd Pais, é reforçada a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos. Após o curso, as crianças recebem o certificado programa, ocasião em que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência.

Além do prefeito Mário Valério, acompanharam o ato de assinatura do convênio o comandante do 3° Batalhão de Polícia Militar de Dourados, tenente coronel Carlos Silva, o coordenador estadual do Proerd, tenente coronel Thonny Zerlotti, o tenente Hiago, o comandante interino do Pelotão da PM de Caarapó, sargento César, a vereadora Luciene Cavalheiri (PDT), a secretária municipal de Educação e Esportes, Ieda Marran, a coordenadora do Proerd no município, Edna Sanada Araújo, e o instrutor do programa em Caarapó, soldado Alessandro Martins.

Além de formalizar da parceria, o prefeito Mário Valério solicitou do comandante da PM melhorias para o setor em Caarapó. O dirigente caarapoense quer a ampliação do efetivo da PM, novas viaturas e outros projetos em benefício da comunidade caarapoense. "A gente sabe que a Polícia Militar possui vários programas direcionados a atender segmentos da sociedade, como na área de segurança da mulher, que estamos pleiteando para o nosso município", relatou o dirigente caarapoense, que destacou membros da sua assessoria para tratar do assunto. Em relação ao Proerd, Valério observou que o programa tem um grande alcance social, "pois ensina as nossas crianças a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes".

A vereadora Luciene Cavalheiri, que intermediou a retomada do programa em Caarapó, destacou a ação da PM na área social. "Sabemos que a Polícia Militar tem outros programas que também são indispensáveis para a população, dentre eles, destaco o patrulhamento Maria da Penha, que visa fazer um acompanhamento preventivo e ostensivo às mulheres vítimas de violência doméstica", disse a vereadora. Em relação ao Proerd, a parlamentar afirmou que é um programa de grande relevância, uma vez que auxilia na formação das crianças, com o objetivo de gerar cidadãos com vida saudável e com perspectivas de um futuro melhor.

Em Caarapó, o Proerd vai atender cerca de 500 alunos das redes municipal e estadual de ensino neste ano.

Foto: Dilermano Alves

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados