Com tempo firme, prefeitura de Caarapó acelera recuperação da cidade

Para alívio da população urbana de Caarapó, a chuva finalmente está dando uma trégua. Com o tempo firme, a prefeitura pode acelerar os serviços de recuperação da cidade, castigada pelas chuvas torrenciais que atingiram a região desde novembro do ano passado.

O prefeito Mário Valério (PR) afirma que a ordem é intensificar as ações na zona urbana, depois da realização de obras emergenciais na zona rural, para permitir o escoamento da atual safra agrícola, que está praticamente no fim. Para o dirigente caarapoense, que aplicou recursos próprios na recuperação de estradas e pontes, o socorro ao homem do campo foi fundamental. "Afinal, é o produtor rural o grande responsável pela comida que alimenta os brasileiros e movimenta a nossa economia", justifica.


Desde a semana passada, máquinas e equipamentos da prefeitura executam serviços na sede do município. Caminhões, pás carregadeiras, motoniveladoras, retroescavadeiras e outras máquinas estarão nos bairros, em um grande mutirão para recuperar ruas não pavimentadas, com patrolamento e encascalhamento, e para a execução da operação tapa-buracos nas vias asfaltadas. Paralelamente, também serão coletados entulhos e galhadas, além de todo o material inservível descartado pelos moradores. O objetivo é combater o Aedes aegypti, que transmite dengue, febre chikungunya e zica vírus.

Em relação à execução de obras, o prefeito de Caarapó disse que as frentes de pavimentação asfáltica em andamento na cidade deverão ser aceleradas. Três frentes de obras de asfalto estão sendo executadas em duas regiões da Vila Planalto e na Vila Nova. "Agora que a chuva parece ter dado um tempo, a nossa intenção é concluir rapidamente essas obras", anotou Mário Valério.

Além da pavimentação asfáltica, outras obras estão sendo realizadas - ou aguardam início - em vários pontos do município: ampliação do cemitério municipal, com construção de muro; creche na região da Comunidade São Jorge; quadra poliesportiva no distrito de Cristalina; reforma e ampliação do PAM; refeitórios nos CMEI´s Aristides Maciel da Silva e Dona China; academias de saúde na Praça do Jardim Adonai, Cristalina, Nova América e bairro Santo Antônio; capelas mortuárias em Cristalina e Nova América; reforma do prédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico; pintura da Escola Municipal Cândido Lemes dos Santos e CRAS Indígena; reforma e ampliação da Escola Municipal Rui Barbosa, com início previsto para o mês de abril; construção de quadra poliesportiva coberta na aldeia indígena; escola de música na aldeia indígena (conservatório musical); reforma e pintura de quadra de esportes na aldeia indígena; casa de máquinas industriais na aldeia indígena; entrega de trator e plantadeira de rama de mandioca para a comunidade indígena; reforma do CMEI Júlio Ushigima. 

Mário Valério disse na semana passada que aguarda autorização da Caixa Econômica para iniciar processos de licitação para obras de pavimentação asfáltica com recursos da União. "Os nossos parlamentares têm nos atendido com recursos para obras de infraestrutura urbana. Vamos elaborar todo o processo legal para autorizar as obras, que atenderão diversas regiões da nossa cidade", ressaltou o prefeito Mário Valério, destacando o apoio da Câmara de Vereadores aos projetos que geram bem-estar social à população de Caarapó.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados