HU-UFGD oferece curso de capacitação em Reanimação Neonatal

Enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos e residentes devem participar do treinamento

Um curso de atualização recomendado pelo Ministério da Saúde, e certificado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, está proporcionando aos profissionais do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) capacitação para o atendimento a reanimação de recém-nascidos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a asfixia está presente em cerca de 20% dos óbitos no período perinatal, e um em cada dez recém-nascidos precisa de manobras de reanimação para iniciar e manter a respiração no momento do nascimento. Pelos cálculos do Ministério da Saúde, 300 mil recém-nascidos serão beneficiados por ano no Brasil, ao receber atendimento de reanimação especializado.


O curso de capacitação destina-se a médicos, enfermeiros, residentes e técnicos de enfermagem que atuam no atendimento neonatal no HU-UFGD. De acordo com a médica pediatra Patrícia Fernandes, instrutora da capacitação, para participar do curso, os profissionais são divididos em grupos de oito pessoas, de acordo com a categoria profissional a que pertencem.

“Cada grupo recebe aula teórica e treinamento prático, com uma média de 8 horas de atividades. Nosso objetivo é oferecer a capacitação a todos os profissionais do hospital até o final deste ano”, afirma a instrutora. Pelo cronograma estabelecido, o curso será oferecido mensalmente, a cada mês para um grupo distinto.

Para a enfermeira obstetra Tatiane Felizari Greghi Nasser – que participou do curso ainda no final de 2015 –, o treinamento é essencial para o aperfeiçoamento dos profissionais. “Para quem atende na sala de parto, por exemplo, é fundamental saber identificar as situações e conhecer as técnicas corretas para realizar as manobras de reanimação logo no primeiro minuto de vida do bebê, que é o chamado Minuto de Ouro”, explica.



Curso é oferecido mensalmente aos profissionais divididos em grupos


Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados