Procon faz ação na praça no Dia do Consumidor


O Procon (Programa Municipal de Defesa do Consumidor) da Prefeitura de Dourados vai realizar a ação "Procon na Rua" nesta terça-feira (15), em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor. As atividades começam às 8h e seguem até 13h.
 Uma equipe do órgão ficará instalada na praça Antônio João, para fazer atendimento aos consumidores em busca de orientação e para levar atividades educativas de conscientização. Os demais agentes vão percorrer o comércio para fazer uma com o objetivo de levar informações sobre fiscalização e direitos do consumidor, tanto para os lojistas quanto para os consumidores.

"Nossa ação é educativa, para lembrar do Dia do Consumidor, e alertar tanto o próprio consumidor quanto os lojistas de que os direitos devem ser respeitados", afirmou o diretor do Procon, Rozemar Matos.
ENCONTRO DE PROCONS
As ações alusivas à data começaram na semana passada, nos dias 10 e 11, quando Dourados foi sede do VI Fórum de Procons Municipais do Estado de Mato Grosso do Sul. Durante as atividades foram realizados debates sobre as problemáticas administrativas comuns aos órgãos de defesa do consumidor, e a uniformização do trabalho dos órgãos.
Também houve o debate das principais queixas que chegam aos órgãos de defesa do consumidor, relacionadas às instituições financeiras. Os principais bancos, como Caixa, Banco do Brasil, Itaú e Bradesco, enviaram representantes para participar dos debates com os Procons.
"Essa participação demostra a importância do evento. Os bancos se comprometeram em abrir mais canais para que haja melhor intermediação entre bancos e procons para agilizar as soluções dos conflitos", explica Rozemar.
Ele ainda lembra que foi falado bastante sobre as queixas relacionadas a filas de banco e também ao atendimento em caixas eletrônicos. "Para muitos serviços, os usuários são direcionados aos caixas eletrônicos, mas tem alguns que não fazem depósitos em determinados horários ou o usuário não consegue usar o código de barras e muitos outros", explica.
O diretor lembra que os bancos se comprometeram a realizar uma avaliação para melhorar esses pontos. "Os bancos foram wmuito cobrados por todos os Procons para que haja melhorias. Afinal, não queremos volume nos Procons, queremos conscientizar as instituições de que precisam buscar meios de garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados", explica Rozemar.
Ainda ficou definida a realização de campanhas integradas, a primeira será a "De Olho ma Validade", vai envolver conscientização em supermercados e minimercados, além de consumidores. A outra será a "Saindo no Sufoco" realizada em Dourados, que será expandida para os demais Procons do Estado. Ao todo participaram 15 Procons e os demais 12 serão convidados a aderir à mobilização.


Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados