Servidores da prefeitura de Caarapó ganham reajuste salarial acima da inflação


O prefeito de Caarapó, Mário Valério (PR), vai encaminhar projeto de lei à Câmara de Vereadores propondo reajuste salarial de 12% para todos os servidores públicos municipais, com efeito retroativo a janeiro deste ano. O índice foi definido na manhã de quinta-feira (10), em reunião com membros do Poder Legislativo local – Luiz Macarrão (DEM), presidente, Professor Pontinha (PT), Pipoca (DEM), Bagaceira (PMDB), Luciene Cavalheiri (PDT), Dário Ramires (PR), Manezinho (DEM) e Beto Nakayama (PMDB) -, quando foram debatidas as finanças da prefeitura.


O percentual proposto está acima do Índice de Preços ao Consumidor – Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, que fechou o ano de 2015 em 10,67%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "Além da reposição, estamos concedendo um ganho real, aumentando o poder aquisitivo dos salários dos nossos servidores, que tanto têm contribuído com o nosso município", afirmou o prefeito de Caarapó, destacando também o debate com os vereadores para se chegar ao consenso em relação à proposta de reajuste. "Os nossos vereadores compreendem a situação de dificuldade que o país atravessa, cuja crise reflete diretamente nos municípios, com a queda dos repasses federais", observou Mário Valério, acrescentando que "o Poder Legislativo municipal tem sido parceiro da administração municipal em todos os momentos".

A administração municipal de Caarapó enfrenta a crise com criatividade. Apesar da queda dos repasses, o município está com as finanças equilibradas, o que garante o pagamento dos salários dos servidores rigorosamente em dia e honrar os compromissos com fornecedores. "Estamos realizando uma gestão austera, com um rigoroso controle das nossas finanças, seguindo a premissa de que não podemos gastar mais do que arrecadamos", disse o prefeito. "Desde o nosso primeiro mês de mandato, estamos cumprindo os nossos compromissos com os nossos servidores, pois consideramos que salário é um direito sagrado de quem trabalha, e os servidores municipais têm contribuído muito com a nossa gestão", emendou Mário Valério.

Ações e obras
A prefeitura de Caarapó, por determinação do prefeito Mário Valério, está concentrando uma série de ações na cidade. Conforme o dirigente, as obras de pavimentação asfáltica em andamento deverão ser aceleradas. Três frentes de obras de asfalto estão sendo executadas em duas regiões da Vila Planalto e na Vila Nova. "Ficamos à mercê do clima. Se a chuva der uma trégua, a nossa intenção é concluir rapidamente essas obras", sublinhou o prefeito de Caarapó.

Além da pavimentação asfáltica, outras obras estão sendo realizadas - ou aguardam início - em vários pontos do município: ampliação do cemitério municipal, com construção de muro; creche na região da Comunidade São Jorge; quadra poliesportiva no distrito de Cristalina; reforma e ampliação do PAM; refeitórios nos CMEI´s Aristides Maciel da Silva e Dona China; academias de saúde na Praça do Jardim Adonai, Cristalina, Nova América e bairro Santo Antônio; capelas mortuárias em Cristalina e Nova América; reforma do prédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico; pintura da Escola Municipal Cândido Lemes dos Santos e CRAS Indígena; reforma e ampliação da Escola Municipal Rui Barbosa, com início previsto para o mês de abril; construção de quadra poliesportiva coberta na aldeia indígena; escola de música na aldeia indígena (conservatório musical); reforma e pintura de quadra de esportes na aldeia indígena; casa de máquinas industriais na aldeia indígena; entrega de trator e plantadeira de rama de mandioca para a comunidade indígena; reforma do CMEI Júlio Ushigima. 

O prefeito Mário Valério disse ainda que aguarda autorização da Caixa Econômica para iniciar processos de licitação para obras de pavimentação asfáltica com recursos da União. "Os nossos parlamentares têm nos atendido com recursos para obras de infraestrutura urbana. Vamos elaborar todo o processo legal para autorizar as obras, que atenderão diversas regiões da nossa cidade", ressaltou o prefeito Mário Valério, destacando o apoio da Câmara de Vereadores aos projetos que geram bem-estar social à população de Caarapó.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados