Espaço para opinar sobre Plano de Mobilidade já está disponível no site da prefeitura

O relatório técnico e diagnóstico completo da mobilidade urbana está disponível para a população a partir desta quarta-feira (06), através do Portal da Prefeitura de Dourados. No site ainda há espaço para que os douradenses possam emitir opinião tanto para acrescentar ao relato, quanto de soluções que possam fazer parte da elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana, para o qual o prefeito Murilo tem dado andamento.


Para ter acesso ao conteúdo basta acessar o portal www.dourados.ms.gov.br, clicar no link "Cidadão" e depois no campo "Mobilidade". Ainda foi colocado em destaque um banner e clicando nele, o portal direciona para a página. O internauta ainda pode acessar o espaço clicando diretamente no www.dourados.ms.gov.br/index.php/mobilidade-urbana.

Ao acesso este espaço do portal da prefeitura, o internauta poderá ter acesso a todo o relatório técnico do Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Dourados através de uma espécie de livro virtual, assim como poderá fazer o download do conteúdo.

Além deste, ainda terá acesso ao material de diagnóstico mais compacto feito com base no relatório, utilizado elo arquiteto Edson Marchioro do escritório especializado de Arquitetura, Urbanismo e Engenharia, de Caxias do Sul (RS), em audiência pública realizada no dia 30 de março, no plenário José Cerveira do CAM (Centro Administrativo Municipal).

Neste material será possível conhecer toda a pesquisa feita pelo escritório contratado para elaborar o projeto do Plano Diretor de Mobilidade Urbana, que mostra como está esta área da cidade hoje. Esse contém uma espécie de "raio-x" da cidade, desde dados relacionados a infraestrutura, questões sociais, condições do transporte, entre outros.

Ainda neste espaço é possível acompanhar vídeos com materiais ilustrativos que demostram como serão as Estações Leste e Oeste que serão construídas em Dourados para reestruturação do sistema de transporte coletivo da cidade. É parte da antecipação que Murilo faz na melhoria da mobilidade.

Após analisar todo o conteúdo disponível, o cidadão douradense poderá fazer sua parte ficando atento ao campo que se chama "Sugestão de Mobilidade Urbana", onde poderá clicar para dar sua opinião. Neste será possível acrescentar informações à análise já feita e também dar sugestões de soluções que podem compor o plano de mobilidade.

Todo o diagnóstico apresentado foi elencado através de pesquisas quantitativas e qualitativas feitas com a população douradense, que mostra o cenário geral de como está a mobilidade na cidade atualmente. O resultado é o apanhado geral da pesquisa feita na rua presencialmente com usuários e via internet no site da prefeitura.

Com as soluções propostas pelos usuários e também o estudo feito pelo escritório especializado, será elaborado um primeiro esboço do Plano de Mobilidade Urbana que será apresentado numa nova audiência pública. A partir da participação popular com contribuições para este esboço, será realizada uma segunda audiência para que seja proposto o Plano definitivo.

Os projetos que serão elaborados a partir do diagnóstico da mobilidade serão realizados em três frentes principais, priorizando sempre os pedestres. Estes são o "Calçada Legal", "Rede Cicloviária Integrada" e "Intervenções Viárias e Tratamento dos Pontos Críticos".

O Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Dourados é embasado na Lei da Mobilidade Urbana [Lei 12.587, de 03 de janeiro de 2012], que instituiu as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, cujo instrumento objetiva a prioridade dos modos coletivos e não motorizados de transportes, da integração entre os diferentes modais de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade de pessoas, bens e cargas nas cidades brasileiras. O plano tem como seu principal objetivo proporcionar o acesso a toda a população às oportunidades que a cidade oferece, favorecendo o exercício da cidadania.

Foto: Max Rocha/Assecom

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados