Na entrega de homenagens, Murilo destaca avanços na educação

Entre as conquista está o aumento de vagas nos Ceims, melhoria no índice do Ideb, uniforme e materiais escolares e a criação de uma matriz referencial curricular


O prefeito Murilo destacou, durante entrega de homenagens e kits realizada na manhã desta quinta-feira (31), o trabalho desenvolvido por sua administração com o apoio dos profissionais que atuam no município para a reestruturação da cidade ao longo de cinco anos. A solenidade, organizada pela Semed (Secretaria Municipal de Educação), foi no Teatro Municipal.
Pela primeira vez, foi realizada a entrega de títulos de honra ao mérito aos profissionais da educação que estão em fase de aposentadoria ou aposentados ao longo destes cinco anos. A intenção é valorizar sua contribuição e sua experiência na educação douradense.

Também foi realizada a entrega de bicicletas em homenagem aos 12 alunos cujos desenhos ilustram o calendário do projeto "Dourados 80 – Desenhando Dourados". Eles ilustraram pontos turísticos importantes da cidade.
Ainda houve a entrega simbólica dos kits de material para os alunos que participam do projeto de Inglês Interativo. Participam deste, estudantes de alto desempenho que podem ter aulas da língua em nível mais avançado, o que também é implantado pela primeira vez na rede municipal de ensino de Dourados.
Também foram entregues os kits completos às merendeiras das escolas da rede municipal de ensino e Ceims (Centros de Educação Infantil Municipal), com avental, touca e camiseta dentro das normas exigidas. Uma forma de garantir melhores condições de trabalho às profissionais que atuam produzindo a alimentação dos estudantes do município e ainda motivá-las.
Durante as homenagens, o prefeito agradeceu à secretária de Educação Marinisa Mizoguchi por ter dedicado parte de sua vida ao projeto que assumiu para Dourados no dia 23 de fevereiro, quando assumiu a administração municipal.
Murilo ainda agradeceu aos profissionais da educação presentes que em cada reunião realizada nas escolas, contribuíam com sua experiência e demonstravam acreditar em sua luta pela reestruturação da cidade e por terem contribuindo com seu trabalho para que os avanços alcançados.
"Eu quero que cada família de Dourados reconheça o trabalho que vocês fazem e a participação de vocês na vida dessas crianças", disse aos educadores, lembrando que é uma grande satisfação para um educador encontrar alunos que se lembram de ter aprendido muito com eles.
O prefeito lembrou também que foi criado todo um ambiente para os avanços contabilizados. Que hoje a Educação de Dourados é outra, com problemas de muitos anos solucionados. Também destacou que hoje ninguém precisa sair de Dourados para estudar, tendo acesso desde a educação infantil de qualidade até a universidade.
Destacou ainda que hoje a cidade atrai investidores e cria condições para que todos tenham trabalho e renda. Lembrou ainda que é hoje Dourados está no noticiário nacional apenas com coisas positivas, e que é motivo de orgulho ser a única cidade do Centro-Oeste na qual a tocha olímpica vai pernoitar. Afirmou que diante de tantos avanços, vai encerrar sua administração deste ano com a confiança de que todos, assim como ele, tem orgulho da cidade.

Desafio
Em clima de despedida da pasta, Marinisa também destacou o desafio enfrentado a frente da Secretaria de Educação, na qual ficou ao longo de três anos. Mostrou em cada ponto, como estava e o que foi feito, prestando contas aos profissionais presentes e agradecendo o papel de cada um nessa trajetória.
Entre os pontos citados, ela mencionou a ampliação significativa de vagas nos Ceims com construção de novas unidades; a alta no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que mede a qualidade do ensino nas escolas, incluindo indígenas; entrega de kits de uniforme e material escolar; criação de uma matriz de referencial curricular; estruturação e implantação de bibliotecas com espaços de leitura em todas as escolas, entre outros.
"O sentimento que tenho hoje é de gratidão a cada um de vocês [profissionais da educação]. Eu criei um amor muito grande pela secretaria e o sentimento que tenho hoje é de saudade, como a um filho que você cria e precisa deixar ir embora", explica a secretária. Ela deixa a pasta que será assumida por Ilda Kudo.

Foto: Chico Leite

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados