Auditores fiscais do Ministério do Trabalho ministram palestra na UNIGRAN


Os acadêmicos dos cursos semipresenciais de Administração, Ciências Contábeis, Recursos Humanos e Logística da UNIGRAN receberam uma palestra com auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego. O tema debatido foi: “As atribuições do MTE: qual a Importância e a aplicabilidade do eSocial na área trabalhista”.
Foram convidados os auditores Douglas Ferreira Santos, Carlos Alberto Sfeir e João Paulo Ferreira Machado. A proposta do evento, segundo o professor Henrique Reges Junior, foi de apresentar aos estudantes as aptidões e ações do MTE, além de falar sobre o eSocial, que é um sistema de coleta das informações para fins trabalhistas, previdenciários e de apuração de tributos e do FGTS.
“A intenção foi mostrar para os futuros profissionais a importância do trabalho cotidiano, a parte documentacional, o que faz com que a empresa consiga gerir a parte trabalhista de forma correta e sobre o E-social, que é uma área nova que ainda há muitas dúvidas em relação à sua aplicabilidade”, menciona o professor Henrique.
O auditor fiscal Douglas Ferreira Santos destacou as fiscalizações que o MTE faz nas empresas quanto às normas regulamentadoras, a inserção de aprendizes e de pessoas com deficiência no mercado, o trabalho infantil, além do trabalho escravo que ainda é encontrado no Mato Grosso do Sul.
“A nossa atuação tem um lado muito social também. A gente se difere um pouco das outras carreiras de fiscalização porque não é primordialmente arrecadatório, tem uma área muito social, forte na área de segurança e saúde”, comenta.

Douglas Santos ressalta que, hoje em dia, ainda há muitos acidentes de trabalho na região da Grande Dourados e no estado. “A nossa principal atuação hoje é no sentido de evitar que esses acidentes aconteçam, como forma de prevenção de acidentes no ambiente das empresas, principalmente da indústria e da construção civil”, assegura.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados