Encerramento do Festival de Arte e Cultura do IFMS de Dourados acontece nesta quarta

​O Campus Dourados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) promove nesta quarta-feira, 25, o encerramento do Festival de Arte e Cultura, realizado pela primeira vez no município. Com entrada gratuita e aberta ao público, o evento começa às 19 horas, no Teatro Municipal.
Além da premiação das categorias crônica narrativa e desenho, também estão previstas cinco apresentações que definirão o vencedor da categoria musical.
Os trabalhos em todas as categorias serão avaliados por uma comissão julgadora. Os melhores na crônica narrativa e desenho serão premiados com uma viagem a Bonito (MS). Já na categoria música, o vencedor ganhará uma sessão de gravação em estúdio para registro de suas composições. Todos os ganhadores também receberão troféus.
As atividades do Festival de Arte e Cultura foram abertas no último dia 13. No primeiro dia do evento, ocorreu a seleção das apresentações musicais finalistas e a exposição das crônicas narrativas e desenhos. Cerca de 400 pessoas prestigiaram a abertura.
O diretor-geral do campus, Carlos Vinícius Figueiredo, destaca a participação dos estudantes e da comunidade no Festival.
"Desde o começo, nos chamou a atenção a qualidade e desenvoltura mostrada nos trabalhos e apresentações, que abrangem variados estilos musicais, e também o comparecimento do público".
Talentos – A competição na categoria música foi aberta a estudantes do IFMS e das demais escolas do município.
Segundo Figueiredo, um dos objetivos do Festival é abrir espaço para que os alunos possam apresentar seus talentos à comunidade. "Buscamos fazer com que eles compartilhassem suas composições, contribuindo para o resgate dos festivais de arte estudantis, que oportunizam acesso à cultura e entretenimento".
Entre as apresentações que concorrem ao prêmio estão gêneros e estilos musicais variados como MPB, rap e rock.
Um dos finalistas é o estudante do curso técnico integrado em Informática para Internet, Jean Ribeiro. Ele compete com o rap "Chego para alertar". O discente afirma que a música foi composta a partir de suas experiências cotidianas, no bairro onde mora, com base na observação da interação entre as pessoas.
Jean começou seu contato com o rap há um ano e meio. Entre os nomes que ele destaca como influência para suas músicas estão artistas do gênero, como Racionais MC's, Sabotage e Tupac Shakur, e até do rock nacional, como Legião Urbana.
"Quando escrevo minhas músicas, procuro utilizar palavras simples, sem muitas gírias, para que elas que possam atingir um número maior de pessoas, sem ficar restritas apenas a um determinado público", explicou.
Diversidade – O Festival também abre espaço para o rock-gospel da banda 2,77, formada especialmente para o evento, por estudantes do curso técnico em Informática para Internet.
A música da banda na competição se chama "Senhores da vida", de autoria do estudante Igor Batista. Ele é responsável pelos vocais, violão e guitarra na banda, que conta ainda com outros cinco integrantes.
Igor, que pratica violão desde os 11 anos e curte de música gospel a thrash metal, nunca havia se apresentado para um grande público.
"Tinha feito apenas algumas na igreja e para minha família. É a primeira vez que posso apresentar uma música minha em um evento aberto, para bastante gente. Com certeza, se trata de algo inesquecível".
Arte e Cultura – O Campus Dourados é o quarto do IFMS a receber o Festival de Arte e Cultura da instituição, já realizado em Nova Andradina, Naviraí e Jardim. A agenda prossegue ao longo do ano com os eventos de Ponta Porã, Campo Grande Coxim. A programação completa está disponível na página do evento.
Promovido pela primeira vez no Instituto, recebe fomento do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação.
O evento é aberto a comunidade e prevê atividades voltadas ao folclore, tradições culturais, cultura afro-brasileira e indígena, além de manifestações populares e eruditas, como música, literatura, artes visuais e dança.
Festival de Arte e Cultura dos Estudantes (Festace)
Data: 25 de maio (quarta-feira)
Local: Teatro Municipal 
Endereço: Parque dos Ipês, Avenida Presidente Vargas, s/n, Vila Tonani
Horário: 19 horas
Contato: (67) 3410-8500

Fotos: Festival foi aberto no dia 13 com apresentações musicais e exposições
Ascom/IFMS

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados