Maio Amarelo leva “vida” e “morte” às ruas para alertar pedestres sobre trânsito

A área central de Dourados recebeu visitantes inusitados na manhã desta quinta-feira (19). A "morte" e um anjo simbolizando a "vida", para acompanhar os pedestres alertando sobre o uso da faixa de pedestres. A ação faz parte do Maio Amarelo, organizado em Dourados pela Agetran (Agência de Transporte e Trânsito) da Prefeitura, com o apoio de parceiros.
A ação funcionou da seguinte forma. Quem atravessava fora da faixa era perseguida pela "morte", já que colocava sua vida e de outras pessoas em risco. Já os que usavam corretamente a faixa de pedestres, eram acompanhados pela "vida", um anjo que lhe entregava flores amarelas, cor que simboliza a campanha.
Muitos dos que passavam pelo centro acompanharam a ação e se divertiram com a encenação feita no local. Usar estratégias quem chamam a atenção para mensagem sobre o respeito de todos à sinalização por um trânsito mais seguro, faz parte do movimento Maio Amarelo.

"A conscientização da população é o mais importante. Os órgãos de segurança fiscalizam, mas se a gente conseguir que cada um faça sua parte, vamos reduzir a imprudência e contribuir por um trânsito melhor. Queremos levar a mensagem de que esse é um papel de toda a sociedade", explica o diretor-presidente da Agetran, Ahmad Hassan Gebara.
As blitz educativas vêm acontecendo em Dourados esta semana. Na terça-feira (17), por exemplo, foi realizada na avenida Marcelino Pires, próximo ao cruzamento com a rua Natal. Desta vez, foi com os condutores de veículos para que ficassem atentos.
Mais ações
As ações do Maio Amarelo acontecem desde o começo deste mês. Na semana passada, teve inspeção veicular gratuita no estacionamento do CAM (Centro Administrativo Municipal) para toda a população, para contribuir com a segurança dos veículos.
Também houve uma série de palestras nas escolas, para conscientizar futuros condutores. Além disso, as crianças costumam ser multiplicadoras de informação, incentivando a família a também respeitar as leis.
O Maio Amarelo é um movimento que acontece em todo o país. Em Dourados é organizado pela prefeitura através da Agetran. Além de órgãos de diversas secretarias municipais como a Guarda Municipal e o Samu 192 (Serviço Móvel de Urgência), também participam do movimento o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, PRF (Polícia Rodoviária Federal), PMRE (Polícia Militar Rodoviária Estadual), Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), CCR MSVia, Seguradora Porto Seguro, Gran Prix, Centro de Formação de Condutores e Exército.

Foto: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados