XXI Jornada Acadêmica comemora Semana do Brincar e Dia do Pedagogo


Com uma programação recheada de apresentações culturais, atividades alusivas à Semana do Brincar e ao Dia do Pedagogo, apresentação de trabalhos, palestras e minicursos, a XXI Jornada Acadêmica do curso de Pedagogia da UNIGRAN, debateu o tema “Educação e Conhecimento: Legislação, Teoria e Prática Pedagógica como Contribuição para Atuação do Pedagogo”.
A abertura contou com a palestra da professora Ordália de Almeida, que falou sobre “O Pedagogo no campo de atuação da Educação Infantil: diálogos sobre a Base Nacional Comum Curricular”. O campo de atuação na educação infantil está em franca expansão, conforme a palestrante.
“Estamos entendendo que hoje as universidades estão assumindo para si a responsabilidade de formar este profissional de tal maneira que ele possa ter acesso ao arcabouço teórico prático fundamental ao desenvolvimento de uma prática docente que permita às crianças viverem a infância no contexto das instituições de educação infantil”, menciona.

Durante a palestra, Ordália de Almeida fez uma abordagem sobre o desenvolvimento dos principais artefatos legais construídos no país para a infância desde a Constituição Federal, com ênfase na discussão atual da construção da Base Nacional Comum. “Essa Base Nacional Curricular, discute o que é especifico da educação infantil e de que maneira o professor poderá trabalhar a constituição de projetos pedagógicos das instituições de Educação Infantil”, destaca.
Outro tema debatido durante os dias de evento foi um minicurso sobre “Autismo na Escola: Reflexões sobre os desafios de uma Prática Inclusiva”, com a professora Nastácia Caetano. A professora comentou que os desafios são muitos, como a aceitação da criança na questão da diferença. “Hoje aceitar o outro como um ser diferente é uma prática inclusiva, neste contexto, a criança tem que ser incluída como alguém que tem direito e que precisa receber orientação necessária para ter aprendizagem garantida”, considera.
Sobre a atuação do pedagogo nesta prática, Nastácia Caetano, ressalta o papel fundamental, principalmente referente ao acolhimento da criança e o direcionamento das atividades. “Temos ainda o direcionamento da atenção à família dessa criança, na os pedagogos precisam ter essa percepção de como receber a criança, de orientar a família como se fosse um guia. Esse direcionamento é fundamental, desde a aceitação, até a prática em si”, garante.
Ainda durante a Jornada Acadêmica, os acadêmicos de Pedagogia realizaram diversas atividades recreativas nos Centros de Educação Infantil e escolas municipais, alusivas à Semana Mundial do Brincar.

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