CCR MSVia avança na preparação do plantio de 240 mil mudas de árvores



Ação corresponde à compensação florestal pelas obras e utilizará exemplares da Mata Atlântica e do Cerrado em dois Parques estaduais

Na semana Nacional do Meio Ambiente, a CCR MSVia informa que está em estágio avançado a preparação dos terrenos para o plantio de mais de 240 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e do Cerrado. A ação se desenvolve no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, em Ivinhema, e no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, em Costa Rica.

O plantio atende a uma cláusula do licenciamento ambiental estabelecido pelo Instituto Brasileiro Do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que determina que a CCR MSVia faça a compensação florestal em razão da primeira fase das obras de ampliação e melhoramentos executados na BR-163/MS.

As áreas foram escolhidas a partir de termo de compromisso firmado pela Concessionária junto ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul – Imasul.

Segundo Michel Klaime Filho, gestor de Meio Ambiente da CCR MSVia, o plantio envolve 241.161 mudas que auxiliarão na recuperação dos dois parques com espécies originais das regiões . A ação prevê a utilização de espécies da Mata Atlântica e do Cerrado.


"Estamos monitorando de perto a preparação dos terrenos e a produção das mudas que possibilitarão o fortalecimento de duas importantes Unidades Estaduais de Conservação Ambiental", diz o engenheiro. "A escolha foi estratégica para garantir maior diversidade em biomas distintos, contribuindo com o Estado na proteção dos recursos naturais".

Klaime explica que a Concessionária responde não só pela preparação dos terrenos, escolha das mudas e do plantio, mas também pela manutenção do plantio, como coroamento da muda, roçada, controle de formigas, controle de invasoras, adubação de cobertura, irrigação e replantio quando necessário, por um período de 36 meses, contado a partir do mês subsequente ao da conclusão do plantio.

"Esta ação vai muito além do cumprimento de uma obrigação ambiental, pois corresponde a diretrizes que norteiam a política do Grupo CCR no que diz respeito à preservação e à conservação do meio ambiente", informa Michel Klaime Filho. "Temos trabalhado nas obras de melhoramento e duplicação da BR-163/MS  de maneira a que o impacto ambiental seja o menor possível".

Crédito: Imagens gerais das áreas de replantio em Ivinhema e Costa Rica - fotos de Rachid Waqued

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados