Médico do Hospital das Clínicas da USP vem ao HU falar sobre doenças autoinflamatórias

No próximo dia 20 de junho, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) recebe o médico Leonardo Oliveira Mendonça, integrante do Serviço de Imunologia Clínica e Alergia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo, que vem a Dourados ministrar a palestra “Doenças Autoinflamatórias: diagnóstico e tratamento”.
O evento será realizado em sala de aula da Biblioteca do hospital, das 9h30 às 12 horas e é aberto a todos os interessados no tema, independente da formação. Não é necessário realizar inscrição prévia.
O médico é ex-aluno do curso de Medicina da UFGD e formou-se na primeira turma da residência em Clínica Médica do HU-UFGD. Ele explica que a palestra visa abordar o diagnóstico e o tratamento das doenças autoinflamatórias, que ganharam importante redefinição na última década com a descoberta dos genes responsáveis por sua origem.
Ele explica que, diferentemente das doenças autoimunes clássicas, as doenças autoinflamatórias decorrem de uma inflamação gerada na imunidade inata (natural) e que culmina na formação de uma única citocina inflamatória (citocina é uma proteína que modula a função de outras células ou da própria célula que a gerou, importante para o controle da resposta imune).
O diagnóstico dessas doenças, segundo ele, é difícil e representa um desafio na prática médica. No entanto, inúmeras opções, como o uso de sequenciamento genético, surgiram para auxiliar em sua identificação.
Mais informações podem ser obtidas na Gerência de Ensino e Pesquisa, pessoalmente ou pelo ramal 3029. O HU-UFGD fica localizado na rua Ivo Alves da Rocha, 558, bairro Altos do Indaiá.







Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados