Nos EUA, Fundação MS apresenta pesquisa que detalha eficiência de fungicidas na soja

O pesquisador de fitossanidade da Fundação MS, José Fernando Jurca Grigolli, apresentou nesta semana uma série de resultados de pesquisas e experimentos realizados com um fungicida que está em fase final de registro. Os estudos foram detalhados durante reunião realizada pela DuPont em Memphis, nos EUA, com o objetivo de avaliar a eficiência do produto no combate a doenças da soja.


Técnicas de manejo de resistência desse fungicida inovador foram discutidas durante o encontro, que contou com a participação de aproximadamente 20 pesquisadores de instituições do Brasil e EUA. O debate girou em torno da resistência de ferrugem asiática da soja a fungicidas e também sua eficácia em relação à mancha-alvo. "Discutimos o que podemos fazer para conseguir trabalhar de forma eficaz com esse material no campo", afirma o pesquisador.

Grigolli explica que foram conduzidos ensaios em diferentes locais de Mato Grosso do Sul, em municípios como Maracaju, São Gabriel do Oeste, Campo Grande e Naviraí, para verificar a eficiência de controle dos fungicidas em soja. No caso da ferrugem asiática, foi verificada alta eficiência, já em relação à mancha-alvo, a eficácia do novo fungicida foi considerada intermediária, de acordo com os ensaios conduzidos pela Fundação MS.


"Verificamos perda de eficiência de controle por alguns fungicidas, o que já é recorrente, e novas ferramentas de controle de ferrugem na soja", complementa. Também foi trabalhado, de forma intensa, o posicionamento deste novo fungicida, bem como o melhor momento para sua aplicação associando-o a outros materiais.

O pesquisador finaliza, acrescentando que, em breve, o novo produto deverá estar disponível para os produtores e que já existe uma base de dados razoável para auxiliar o sojicultor, bem como assistências técnicas, no posicionamento adequado e na forma de utilização do material, para que se possa obter o máximo que ele pode proporcionar.


Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados