Show da Esquadrilha da Fumaça é neste sábado

- Fumaças chegam a Dourados na sexta-feira à tarde; na sexta e sábado o aeroclube fará voos panorâmicos sobre a cidade -

O show em Dourados do EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea) da FAB (Força Aérea Brasileira), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, será neste sábado, dia 18, às 15h, sobre o aeroporto Francisco de Matos Pereira.
As pessoas ficarão posicionadas na frente dos hangares do aeroporto, num espaço bastante confortável e seguro. Durante a vistoria no dia 8 o major Costa, precursor da Esquadrilha, gostou bastante da localização e da estrutura do aeroporto e disse que o local permite uma ótima visibilidade da apresentação pelo público.
A promoção do evento é do Aeroclube de Dourados e da Prefeitura de Dourados. Segundo o presidente do aeroclube, Juliano Soares Lopes, a proposta do aeroclube e do prefeito Murilo é promover um dia de lazer e alegria para as famílias de Dourados. A Esquadrilha da Fumaça realiza uma das melhores apresentações de show aéreo do mundo.

As atividades no aeroporto começam na sexta-feira ao meio dia, com voos panorâmicos feitos nas aeronaves do aeroclube. Os voos continuam no sábado, a partir das 8h, até às 14h.  Os interessados podem obter mais informações pelos telefones (67) 3421-0928 e (67) 98404 6021, ou diretamente na secretária do aeroclube nos dias do evento. No sábado haverá também exposição de aeromodelismo.
No sábado, desde pela manhã, haverá alimentação e bebidas no aeroporto para as famílias que quiserem ir mais cedo para acompanhar as atividades ou fugir do congestionamento na Avenida Guaicurus. O aeroclube abriu espaço para ambulantes comercializarem alimentação e para uma empresa fornecer bebidas.
Para os aficionados, o EDA também montará a sua tenda de venda de suvenires da Esquadrilha da Fumaça. Haverá bonés, camisetas, chaveiros e outros suvenires.
A Esquadrilha da Fumaça chega a Dourados na sexta-feira. Às 14h chega precursor, que é o major Costa, acompanhado de seu sargento mecânico. Pouco depois, às 14h30, pousa a aeronave de apoio, um Embraer 120 (Brasília). Às 15h, depois de um sobrevoo pela cidade, pousam os outros sete A-29 Super Tucanos que completam a esquadrilha.
Eles fazem os preparativos e descansam para o show do sábado, que será pontualmente às 15h, com duração de 40 minutos e pelo menos 20 sequências de manobras em equipe e 50 individuais. Envolve pelo menos 20 militares, entre pilotos, mecânicos e equipe de apoio. O show será no novo avião fabricado pela Embraer, o A 29, que substituiu o T27 Tucano, tem o dobro da potência, favorecendo novas manobras.
A Prefeitura de Dourados e o Aeroclube orientam as pessoas para que se dirijam com bastante antecedência ao aeroporto, já que a previsão de público é de 40 mil pessoas e deve haver congestionamento. Mesmo com a Rodovia Guaicurus duplicada há pontos de estrangulamento, como a rotatória que dá acesso ao aeroporto.
O show aéreo da Esquadrilha da fumaça está sendo possível graças a uma parceria entre a Prefeitura de Dourados e o Aeroclube de Dourados. É a segunda vez que a Esquadrilha vem a Dourados na gestão do prefeito Murilo Zauith (PSB). A primeira foi em maio de 2011.


Foto: A. Frota/Assecom

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados