Surdos: UFGD amplia recursos de acessibilidade para o Vestibular Letras-Libras


 A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) publicou o edital em Língua Brasileira de Sinais (Libras) do vestibular para o curso de graduação de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa-Língua Brasileira de Sinais (Libras). A iniciativa busca promover a acessibilidade e ampliar a divulgação do vestibular.

Para isso, todos os itens do 
Edital de Abertura CCS nº. 03/2016 - Processo Seletivo Letras  - Libras (PSVLIBRAS-2016/UFGD) foram traduzidos e estão disponíveis em vídeo no seguinte endereço http://cs.ufgd.edu.br/vestibular/libras2016/editais-libras. A realização ocorreu em uma parceria entre a Faculdade de Educação a Distância e o Centro de Seleção.

Em editais anteriores do Letras-Libras ou de concursos com vagas para professores de Libras também foi realizada a versão acessível e então as novidades da seleção deste ano é que: a página de 
perguntas frequentes está em Libras e em Língua Portuguesa; foi criado um plantão para auxiliar na inscrição, na Faculdade de Educação a Distância, com atendentes que falam Libras; e serão oferecidos três tipos de provas, sendo que o padrão será a prova em Libras e quem não dominar essa Língua pode solicitar atendimento especial com opções de provas em Língua Portuguesa para surdos e Língua Portuguesa para ouvintes. Além disso, os locais de aplicação de provas terão fiscais intérpretes de Libras.

VESTIBULAR DE LETRAS-LIBRAS
As inscrições estão abertas até o dia 22 de junho com 30 vagas para ingresso no Polo de Dourados, modalidade a distância. O curso faz parte do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo Federal - Viver sem Limite e visa ampliar e interiorizar a oferta do ensino superior público, gratuito e de qualidade no Brasil e formar professores de Libras, surdos e ouvintes, para atuar no ensino da Educação Básica e Superior.

O candidato que desejar se inscrever para concorrer às vagas prioritárias para pessoas surdas, deverá optar obrigatoriamente no ato da inscrição e deverá comprovar, no ato da matrícula, sua condição por meio da apresentação de laudo médico com o resultado do exame de audiometria emitidos a partir de 2015.

A esse candidato com deficiência – auditiva, física, mental e visual – é assegurado o direito a condições especiais para fazer as provas. Tais condições não incluem atendimento domiciliar, hospitalar ou transporte nem prova em Braille. O atendimento diferenciado consistirá em: prova em Língua Portuguesa, fiscal ledor e transcritor, prova ampliada, mesa acessível, ensalamento térreo, tempo adicional de uma hora para a realização da prova, licença para amamentação. O mesmo deverá, no período de inscrições, solicitar tal atendimento.

A inscrição deve ser feita exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico
http://cs.ufgd.edu.br/vestibular/libras2016. O candidato deverá estar inscrito no Cadastro de Pessoa Física (CPF) e informar sua condição auditiva: surdo ou ouvinte. Para a efetivação da inscrição, não será necessário o envio de documentação, exceto nos casos de solicitação de isenção e de atendimento especial.

PROVAS
As provas para o Vestibular de Letras/Libras serão no dia 03 de julho, das 13h às 17h, e serão aplicadas somente na cidade de Dourados. Elas abordarão as disciplinas de: Redação, Língua Portuguesa para Surdos e para Ouvintes, Conhecimentos Específicos e Gerais.

Aos candidatos que necessitarem de intérprete deverão recorrer ao Atendimento Especializado na Faculdade de Educação a Distância, localizada na Rua Benjamin Constant, 685, Jardim América, em dias úteis, de 8h às 11h e de 13h30 às 17h, ou pelo telefone (67) 3410-2670.

INFORMAÇÕES
Para mais informações, os candidatos deverão procurar a Coordenadoria do Centro de Seleção, Sala 503, Unidade I da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1.761 - Vila Progresso – Caixa Postal 322 – CEP: 79.825-070 – Dourados/MS), em dias úteis, de 8h às 11h e de 13h30 às 17h, ou pelos telefones (67) 3410-2840 ou (67) 3410-2846 ou ainda, pelo e-mail: 
vestibular@ufgd.edu.br


Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados