Em Dourados, unidades de saúde são equipadas com desfibriladores

Nesta terça-feira (15) a Prefeitura Municipal de Dourados através da Secretaria Municipal de Saúde iniciou a entrega de desfibriladores nas Unidades Básicas de Saúde.  A Seleta foi a primeira unidade a receber o aparelho e a entrega foi feita pela prefeita Délia Razuk que estava acompanhada do secretário de saúde Renato Vidigal.
As 47 Unidades Básicas de Saúde da sede do município e dos distritos receberão os aparelhos, que já estavam disponíveis na Secretaria e que, são utilizados em situações de parada cardiorrespiratória, com a função de estimular o coração com dificuldades de contração.

"Quando uma pessoa chegar com parada cardiorrespiratória na unidade, os profissionais vão usar o equipamento que reconhece uma arritmia cardíaca e a reverte por meio do choque elétrico", explicou o secretário Renato Vidigal.
Durante a entrega, os profissionais de saúde da unidade receberam um treinamento para o manuseio do desfibrilador ministrado por profissionais do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Com a entrega e capacitação realizada pela Prefeitura o secretário cita que será possível atender casos dessa natureza, com a possibilidade de, em tempo hábil, reverter o quadro do paciente, sem precisar encaminhá-lo para um hospital ou para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
A Prefeita Délia Razuk falou sobre a satisfação de entregar os aparelhos e aproveitou a oportunidade para ressaltar junto aos profissionais de saúde a importância de um trabalho humanizado que seja referência na área.
"Fico muito satisfeita em entregar essa importante ferramenta que ajuda a salvar vidas e também de poder contar com esses profissionais que tem contribuído muito com nosso município. Nós estamos a disposição e nossa intenção é fazer o melhor possível pelo serviço público, com preocupação e dedicação as pessoas que são atendidas e para isso contamos com vocês profissionais para nos ajudar a transformá-lo em um serviço de excelência", destacou.
As próximas entregas de desfibriladores acontecem nas Unidades Básicas de Saúde da Vila Rosa e do Jardim Santo André.

Foto: Divulgação
Legenda: Prefeita Délia Razuk acompanhou a entrega do equipamento na Unidade da Seleta e acompanhou o treinamento do Samu



--
Prefeitura de Dourados
Assessoria de Comunicação Social
(67) 3411-7150/3411-7626
assecom@dourados.ms.gov.br
www.dourados.ms.gov.br

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados