Prefeitura inicia preparativos para a 13 ª Festa do Peixe


- Secretários municipais vistoriam locais do evento e definem ações necessárias para a realização da festa -  

A Prefeitura de Dourados iniciou os preparativos para a 13ª Festa do Peixe. O evento está previsto para o período de 12 a 16 de abril no Parque Antenor Martins e no parque Primo Fioravante Vicente, locais que foram vistoriados na manhã desta quinta-feira (16).
Representantes da Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável) Semafes (Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária), Funed (Fundação de Esportes de Dourados) Secretaria de Cultura, Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos), Imam (Instituto do Meio Ambiente de Dourados) e da GMD (Guarda Municipal de Dourados) acompanharam as visitas.
Conforme Rose Anne Vieira, secretária de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, por determinação da prefeita Délia Razuk, ações conjuntas serão estruturadas entre as secretarias mediante as necessidades dos parques para oferecer uma grande festa a população.Na festa além da comercialização de peixes, torneio de pesca, atrações culturais e esportivas, esta edição contará com novidades como um concurso gastronômico e uma corrida entre os parques.

"Estamos fazendo um levantamento e ações como manutenção da limpeza, melhorias no acesso, drenagem dos lagos, entre outras que forem necessárias acontecerão em breve. Estamos com muita expectativa e com muito esforço vamos fazer um grande evento para todos", disse.
"Estamos buscando ações novas, e o concurso elegerá o melhor prato tendo como base o peixe, vai movimentar bastante os expositores e os visitantes. Já a corrida está em fase de organização e será no trecho de 6 km entre os parques", disse.
A expectativa de comercialização de pescado na 13 ª edição da festa é de mais de 20 toneladas.  A Secretaria de Agricultura Familiar tem intermediado com os produtores locais para que participem, tendo em vista o incentivo a economia da região. Os interessados devem procurar a Prefeitura.
A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) será parceira da festa e realizará monitoramento nas pisciculturas que participam com a comercialização de pescado, com avaliação da água dos viveiros e dos peixes em laboratório. O objetivo é garantir mais qualidade aos consumidores.
Para o concurso gastronômico, a parceria acontece com a Unigran. O curso de Gastronomia realizará uma capacitação junto aos expositores com orientações diversas como práticas de manipulação dos alimentos e montagens dos pratos.
A Festa do peixe é uma das mais tradicionais de Dourados e atrai turistas da região. Na edição do ano passado em torno de 30 mil pessoas participaram do evento, para este ano, conforme a Semdes, a expectativa é que 50 mil pessoas passem pelos parques.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados