Dourados elabora Plano Municipal de Saneamento


Para se adequar às exigências da legislação federal e preparar Dourados para o futuro, a secretaria de Planejamento está coordenando a elaboração do PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico), um trabalho que teve início ainda no ano passado e que deve estar concluído, no máximo, até setembro deste ano.
O PMSB é um instrumento de planejamento e de gestão dos serviços públicos de saneamento básico – água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana – e contempla diagnóstico da situação atual, seus impactos na qualidade de vida da população e prognostica as demandas dos serviços para os próximos 20 anos, com metas e objetivos estabelecidos, além da definição de programas, projetos e ações necessárias para a universalização dos serviços.
"Dourados experimentou, na última década, um crescimento vertiginoso e precisa ter um estudo que retrate a realidade para, a partir daí, podermos nos preparar para o futuro", explica o secretário Tahan Sales Mustafá, de Planejamento.

O estudo compreende sete fases, ou produtos. Atualmente está sendo concluída a segunda etapa da terceira fase. Na segunda quinzena de abril, será realizado o primeiro evento público para apresentação do diagnóstico situacional do saneamento em Dourados. A finalidade também é colher contribuições e anseios da população para o Plano. "A participação da sociedade é fundamental nesse processo", diz Tahan.
Um grupo de acompanhamento do trabalho de diagnóstico é formado por servidores de várias secretarias e órgãos municipais.
O primeiro evento para a participação do publico está previsto para o próximo dia 9 de maio, a partir das 19h na Câmara Municipal.
O trabalho já realizado está disponível no site da prefeitura www.dourados.ms.gov.br e pode ser acessado no campo 'cidadão'.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados