Egresso da UFGD ganha prêmio nacional na área da Oftalmologia

Diego Fleury
O médico oftalmologista e egresso da UFGD, Diego Fleury de Lemos Pereira, ganhou o Prêmio Vitor Siaulys de melhor trabalho científico do VII Congresso da Sociedade Brasileira de Visão Subnormal, realizado no Instituto Benjamin Constant, Rio de Janeiro, nos dias 8 e 9 de junho. Este evento é o único que compartilha os conhecimentos sobre baixa visão e cegueira no Brasil.
Diego Fleury apresentou o trabalho voltado a pacientes albinos e com baixa visão, realizado em parceria com os médicos Evando Araújo e Fernanda Patuzzo, do Rio de Janeiro.
O médico também é pós-graduando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFGD e membro da Sociedade Brasileira de Visão Subnormal e da Sociedade Brasileira de Retina e Vitreo. Sua pesquisa é nessa área de baixa visão, sob orientação dos professores Cândida Kassuya e Ajax de Oliveira Leite, ambos da Faculdade de Ciências da Saúde da UFGD.

"Estou testanto os recursos ópticos e eletrônicos que auxiliam na melhora da acuidade visual dos pacientes e isso impacta positivamente na qualidade de vida deles, já que muitos chegam sem ler e sem ver para longe. Com lupas e sistemas de telescópios, eles passam a ver melhor para longe e perto. É um trabalho muito gratificante", enfatizou Diego Fleury.
A visão subnormal é uma especialidade da Oftalmologia que atende pacientes cegos ou com grave deficiência visual. Segundo o médico, com orientações simples, como posicionar a luz de leitura, escrever com lápis mais grosso, ler com prancha inclinada, as pessoas já melhoram sua velocidade de leitura.
"E dificuldades maiores podem ser auxiliadas com lupas de apoio, lupas manuais, sistemas telescópios que ampliam a imagem e facilitam a visão. Também podemos usar lentes filtrantes coloridas, óculos com lentes prismáticas, enfim, muitas pessoas têm visão ruim e acham que seu problema não tem tratamento. Com esses recursos ópticos podemos melhorar muito as suas vidas", destacou. 

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados