Conferência da Assistência Social começa nesta terça




Evento será realizado no auditório da Associação Comercial de Dourados e tem como tema central a Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS


A prefeitura de Dourados, por meio da Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social) e do Conselho Municipal de Assistência Social, realiza nesta terça-feira (25) e na quarta (26) a XII Confemas (Conferência Municipal de Assistência Social).
Com programação diversificada, o evento será realizado no auditório da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), tendo como tema central a Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).
A abertura da Conferência será às 19 horas desta terça, pela secretária de Assistência Social Ledy Ferla e com a presença da prefeita Délia Razuk. Após apresentação cultural e formação da mesa, será proferida palestra magna com a assistente social Denise Colin.

Na quarta, 26, as atividades seguirão durante todo o dia. Às 8h, a apresentação dos eixos temáticos, no total de quatro. O primeiro, "A proteção social não-contribuitiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais"; o segundo, "Gestão Democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS".
O terceiro eixo será "Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantia de direito socioassistencias"; e, o quarto eixo, "A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidade dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais".
As atividades são voltadas para o debate entre profissionais, técnicos e acadêmicos das áreas de serviço social, psicologia, pedagogia e direito, além dos usuários dos serviços assistenciais. Para os participantes da XII Confemas haverá certificado de 20 horas.
A coordenadora Casa dos Conselhos, Ediana Mariza Bach, destaca que o tema central foi escolhido com base na conquista da elaboração e aprovação do II Plano Decenal da Assistência Social (2016-2026) e a conjuntura atual do CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social).
As inscrições online foram encerradas no dia 20. O credenciamento dos participantes será feito entre as 18 e 19h, na terça e, na quarta, das 7h às 8h.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone 3411-7144. 

A PALESTRANTE
A palestrante foi titular da Secretaria Nacional de Assistência Social, do MDS. É graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com mestrado em Sociologia e doutorado em Sociologia Política, pela Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Defesa de Direitos e Garantias Constitucionais, atuando principalmente nos temas: política pública de assistência social, gestão, financiamento, controle social, serviços socioassistenciais.


Foto – Divulgação

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados