Prefeitura assina termo de cooperação com o MTE e terá Casa do Trabalhador




Uma ação tripartite entre a Prefeitura, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Ministério Público do Trabalho vai garantir mais um ponto de atendimento ao trabalhador

Uma ação tripartite entre a Prefeitura de Dourados, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Ministério Público do Trabalho vai garantir à população do maior município do interior de Mato Grosso do Sul mais um ponto de atendimento ao trabalhador. Na manhã desta terça-feira (18), a prefeita Délia Razuk assinou um Termo de Cooperação Técnica com o MTE que vai permitir à administração municipal manter um ponto de atendimento nos moldes da Casa do Trabalhador, mas com o diferencial de atender na emissão de Carteiras de Trabalho.

Segundo a prefeita Délia Razuk, a ação vai atender uma questão social muito importante em Dourados e fará a diferença na vida das pessoas, alvo do compromisso da administração. "Muito importante esta parceria para garantir aos trabalhadores douradenses a condição de ter acesso a direitos básicos. Estou feliz porque as instituições trabalham com foco em resolver o problema", disse. A nova unidade será estruturada no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, nos moldes de atendimento que já vinha sendo executado, agora, com a gerência da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável.


Na presença de todo o secretariado municipal, dos vereadores Jânio Miguel, Junior Rodrigues, Braz Melo, Alan Guedes, Olavo Sul e Bebeto, além da imprensa, foi apresentada e assinada a parceria que vai solucionar um problema de demanda dos atendimentos ao trabalhador em Dourados que sobrecarregava a gerência do MTE depois do fechamento da unidade mantida pela Funtrab.

O superintendente do MTE, Vladimir Benedito Struck, ressaltou a abrangência da conquista que representará avanço para os trabalhadores de toda a região. "Agora, o atendimento ao trabalhador pode ter três postos em Dourados. Com a eventual retomada dos trabalhos no Sine, da Funtrab, com o atendimento que já é feito na gerência do MTE e com a Casa do Trabalhador que a prefeitura manterá em parceria conosco", disse.

O superintendente ressaltou a parceria e a disposição da Prefeitura de Dourados em resolver o problema da falta de um ponto de atendimento aos trabalhadores. "Todo o trabalho, seja da Prefeitura, MTE, MPT, Funtrab, deve ser pautado pelo interesse social do que é oferecido. Os serviços da Casa do Trabalhador são direitos adquiridos do cidadão e não podem ser omitidos. Desde um primeiro momento, a prefeita Délia se mostrou disposta a resolver o problema e hoje, assinamos este termo como um avanço para a população", disse.

A prefeita Délia falou também de toda a atenção que o procurador do MPT, Jeferson Pereira, prestou à iniciativa da Prefeitura de Dourados em atender os trabalhadores. "Sou muito grata à atenção do procurador que vai viabilizar equipamentos para o atendimento dos cidadãos no novo endereço", disse a prefeita.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Rose Ane Vieira, informou que, além dos atendimentos em seguro desemprego e rescisões contratuais, bem como os serviços da Casa do Trabalhador, como o Balcão de Empregos, a emissão de Carteiras de Trabalho será um diferencial para a unidade mantida pela Prefeitura. "Antes nem mesmo o Sine efetuava esta emissão. Mas com os aparelhos que o MPT vai disponibilizar e com o aval do MTE, nossa unidade permitirá este atendimento também", disse, lembrando que funcionários efetivos que atuavam cedidos à unidade da Funtrab serão destinados a este atendimento.

Foto: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados