Cido Medeiros sugere criação do banco de medicamentos em Dourados

O vereador Cido Medeiros (DEM) sugeriu à administração municipal que seja criada o "Banco de Medicamentos", no município de Dourados. O objetivo é criar um estoque de medicamentos, sendo eles doados pela comunidade, e distribuí-los para a população que não possui condições de comprar remédios.
Segundo o vereador, as pessoas menos favorecidas financeiramente estão "numa posição delicada" diante do alto preço de remédios, além de que muitas pessoas mantenham, em casa, remédios que não utilizam mais, chegando a esquecê-los.

"O objetivo de criar um Banco de Medicamentos é contribuir no combate as doenças e na manutenção da vida, a partir da arrecadação de medicamentos doados pela comunidade em geral, mas desde que constem aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e dentro do prazo de validade", explicou.
Cido disse ainda que, segundo normas e Leis regidas pela Anvisa,  o consumidor não pode devolver os remédios para as drogarias e farmácias, a exemplo do que fazem os proprietários de celular nas lojas do ramo. As drogarias não têm obrigação legal para aceitá-los.
O Poder Executivo já contribui significativamente para alterar esse quadro através da distribuição de remédios nas unidades básicas de saúde e nas chamadas farmácias populares. No entanto, faz-se necessário otimizar os recursos existentes e estruturar uma rede social para atuar na captação de remédios. "A sugestão é uma importante ferramenta para organização dessa rede social, uma vez que possibilita a ampliação do acesso das famílias carentes, especialmente de seus idosos, a remédios arrecadados a partir da doação da própria sociedade", salientou.
A sugestão foi encaminhada para a secretária municipal de Governo, Patrícia Donzelli, e também ao secretário municipal de Saúde, Renato Vidigal.
Legenda: O objetivo é criar um estoque de medicamentos, sendo eles doados pela comunidade
Foto: Eder Gonçalves 

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados